Destaques Geral Local Política

Projetos acadêmicos produzidos junto à Semec são apresentados no V SIUFPI

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), consagra sua parceria de fomento à ciência e a docência com a Universidade Federal Do Piauí (UFPI) na participação do V Seminários Integrados (SIUFPI). Durante o evento, voltado para a apresentação de trabalhos de pesquisa na área educacional, estudantes da instituição apresentaram trabalhos realizados em escolas da Rede Municipal de Ensino. Este ano, o SIUFPI apresentou a temática “Sustentabilidade e inovação: o futuro já começou”, com apresentação de centena de trabalhos de pesquisa, extensão, artigos científicos, dissertações, teses, reunindo dezenas de conferencistas, palestrantes, debatedores e expositores.

Joaquim Conrado, professor de História da Rede Municipal de Teresina, participou do V SIUFPI enquanto orientador de alunos do Programa de Residência Pedagógica (RP/UFPI) da Escola Municipal Paulo Nunes, que se apresentaram no IV Seminário de Residência Pedagógica (SERP), uma das seções do V SIUFPI. O professor destaca que o programa é uma importante parceria entre UFPI e Rede Semec, na medida que garante uma formação completa de novos profissionais da educação. “Eles ganham uma experiência diferente daquela dos estágios curriculares dos cursos, nos quais o tempo por vezes é insuficiente. Nas escolas aprendem as diferenças entre a teoria e a prática e a aplicabilidade das metodologias aprendidas em sala”, afirma.

A professora de Português da Escola Municipal Paulo Nunes, Clizalda Vitório, é também supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFPI, por meio do qual seus orientandos se apresentaram no VII Encontro de Iniciação à Docência (ENID), integrante do V SIUFPI. Os bolsistas da UFPI realizam na unidade educacional trabalhos de reforço escolar com estudantes do Ensino Fundamental e um projeto interdisciplinar de oficinas de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), trabalhos premiados em 1º lugar. “Tendo em vista que temos uma aluna surda em nossa instituição, a importância de tornar esse espaço mais acessível para esta aluna e a outros que possam adentrar no nosso espaço escolar é um motor do projeto, além de permitir uma maior visibilidade a esse público”, destaca.

Integração educacional de Teresina

O professor Joaquim Conrado enfatiza, ainda, que a apresentação dos trabalhos do Programa de Residência no SIUFPI é um modo de a Semec, por meio de seus professores e bolsistas advindos da Universidade Federal, demonstrarem para a comunidade de Teresina e de fora os trabalhos educacionais desenvolvidos na Rede. “Poder expor trabalhos para a comunidade, momento de as instituições externas avaliarem os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais e dos profissionais das universidades de avaliar e conhecer o trabalho educacional de base”, ressalta.

A professora Clizalda disse que os dois projetos dos bolsistas PIBID da Escola Municipal Paulo Nunes, as oficinas de Libras e auxílio escolar em Língua Portuguesa são importantes para a formação profissional dos estudantes para a atuação enquanto educadores. “Estamos possibilitando uma maior integração entre a universidade e as escolas de ensino básico, na medida em que permite uma maior vivência prática dos discentes dos cursos de Letras-Libras e Letras-Português, ao passo que podem desenvolver as suas habilidades acadêmicas ante os desafios do ambiente escolar”, destaca.

O V SIUFPI, além do SERP e ENID, contou com uma programação de diversos seminários na área da educação voltados para a apresentação de trabalhos de pesquisas acadêmicas em todos os níveis. Após a apresentação dos trabalhos, aqueles de maior destaque foram premiados em ranking.

Fonte: Semec

Related Posts