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Projeto “Viajando na leitura” envolve estudantes do Modestina Bezerra

O CETI Modestina Bezerra realizou, na última segunda-feira (11), a culminância do Projeto “Viajando na leitura: ler, escrever e transformar”, com os alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, sob a orientação da equipe pedagógica da escola. O encontro foi realizado na quadra da escola, localizada em Teresina.

Durante o dia, os estudantes apresentaram a importância da leitura na transformação do mundo por meio do canto, do teatro e ainda houve apresentação de podcast e compartilhamento de vídeos, com os bastidores da travessia realizada pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto.

“Percebemos a necessidade de influenciar nossos alunos a ler cada vez mais. Segundo pesquisa da Revista Veja, Teresina é uma das capitais que mais lê e nossa escola faz esse papel de influenciar os alunos na leitura”, afirma a diretora da escola, Clarisse Veloso.

A diretora relata ainda que uma aluna da escola já leu mais de 50 livros do início ao meio do ano. “É por meio da leitura que eles aprendem mais, melhoram o vocabulário, se tornam pessoas mais criativas e isso é importante para o aprendizado dentro e fora da escola”, disse Clarisse.

As ações do projeto de leitura tiveram início em maio com um momento de sondagem individual para mapeamento dos níveis de leitura e apresentação ao grupo de professores para elaboração de estratégias de intervenção, tendo uma indicação de gênero para cada ano, conforme indicação: 7º ano EF – Contos; 8º ano EF – Histórias em quadrinho; 9º ano EF – Romance.
Após as indicações de gêneros, os alunos, que são acompanhados pelas professoras Rauquira Aguiar e Vânia Maria, realizaram diferentes leituras e, em seguida, as interpretaram, reescreveram e produziram seus próprios textos a partir dos conhecimentos obtidos. Muitas produções autorais foram apresentadas e reconhecidas pela comunidade educativa.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Natally Nunes, os alunos do CETI estão sendo oportunizados a se desenvolverem de maneira integral. “As ações do Projeto focam não só o desenvolvimento cognitivo como também nos aspectos socioemocionais que envolvem habilidades relacionadas, linguagem oral e expressividade corporal em apresentações para diferentes públicos.

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