Destaques Geral Local Política

Profissionais de segurança recebem 1ª dose da vacina contra Covid nesta segunda (5); indígenas são imunizados

Cerca de 3 mil profissionais da Segurança Pública receberão a primeira dose da vacina contra Covid-19. No último lote que chegou ao Piauí, na madrugada de 2 de abril, total de 129.250 doses, um total de 6% será destinada ao grupo de segurança e salvamento.

Segundo o comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, o critério de vacinação seguirá as orientações do Ministério da Saúde e nas cidades do interior, os locais de imunização, ficam a critério dos municípios, conforme a logística de cada cidade.

Em nota técnica do Ministério da Saúde (MS), nesta etapa ficam contemplados os trabalhadores envolvidos no atendimento e ou transporte de pacientes, profissionais que atuam no resgate e atendimento pré-hospitalar.

Dentro dos critérios do MS, a imunização também contempla os profissionais envolvidos nas ações de vacinação contra Covid-19 e também que trabalham nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social com contato direto e constante com o público.

Indígenas

Indígenas venezuelanos da Etnia warao foram vacinados na manhã deste domingo de Páscoa, em Teresina. Eles residem no abrigo do Buenos Aires, Poty e no Centro de Treinamento do Emater e se mostraram agradecidos pela vacina.

Segundo superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Secretaria de Saúde, Herlon Guimarães, foram enviados imunizantes para todos os municípios que tem povos indígenas, como Piripiri, Lagoa do Sítio, Queimada Nova, Bom Jesus e Uruçuí.

“Neste domingo, o Piauí cuida de modo especial dos índios. Trata-se de um grupo de risco pela baixa imunidade”, diz Núbia Lopes., superintende de Relações Pessoais, da Secretaria de Governo, declarando que nesta segunda-feira (5), a partir das 14 serão vacinados em Teresina, no posto do Bairro de Fátima, os indígenas de Teresina.

Redação