Geral Local Política

Professores da rede estadual participam de curso pioneiro no estado na escrita de sinais de LIBRAS

A inclusão começa na capacitação dos profissionais. Investindo nisso, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) promove nesta semana, das 8h às 18h, no Gran Hotel Arrey, uma formação pioneira em Signwriting (escrita de sinais de LIBRAS). Estão sendo beneficiados 40 profissionais da Educação, sendo 30 professores das escolas públicas estaduais da capital e 10 do interior.

A formação acontece 100% presencial e é uma articulação da Gerência de Educação Especial (GEE) da Seduc.  O Signwriting é um sistema que permite ler e escrever qualquer língua de sinais sem a necessidade de tradução para uma língua oral. Ela expressa os movimentos, as formas das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação através de símbolos que são combinados para formar um sinal específico da língua de sinais.

De acordo com a gerente da GEE, Vívien Maria Cortez Veloso, a formação tem grande importância para a rede para poder proporcionar aos educadores habilidades para lidar com os estudantes que necessitem desse tipo de atendimento. Na formação estão incluídos: Configurações básicas de mão, Símbolos de contato, Setas de movimento (simples e duplas) e muitas outras atividades.

“O Estado do Piauí vem implementando a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Inclusão. Dessa forma, a Seduc, por meio da Gerência de Educação Especial, tem expandido a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE para as escolas estaduais com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino – aprendizagem para os alunos que apresentam deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, disse Vivien.

Fonte: Seduc

Related Posts