Destaques Geral Local Política

Professor da Rede Municipal participa de transmissão internacional de eclipse solar

Um eclipse anular do sol vai acontecer neste sábado (14). No Piauí, por volta das 16h, o fenômeno poderá ter visibilidade de quase 100%, uma das poucas regiões do mundo que terá essa condição. O professor de Física Edwar Montenegro, do Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), vai realizar uma transmissão ao vivo para transmitir o eclipse, como parte de uma ação internacional, coordenada pelo Observatório Nacional, em parceria com o Time and Date e a NASA.

“Será a primeira vez que a Astronomia brasileira vai participar dessa integração com astrônomos ao longo da faixa de anularidade para capturar imagens do eclipse. A responsável pela transmissão será a Graviton Scientific Society e vai acontecer na cidade de Floriano, aqui no Piauí”, explica Edwar Montenegro que é doutor em engenharia de Materiais e membro da Graviton Scientific Society.

Edwar alerta para que as pessoas não olhem diretamente para o sol durante o eclipse, mesmo usando óculos escuros. “Não se deve fazer isso pois pode danificar a retina irreversivelmente. Para observar um eclipse com segurança, devem ser usados instrumentos adaptados com filtros adequados, como o filtro de soldador número 14 ou maior ou óculos de distribuidoras autorizadas com ISO 12312-2 e a observação deve ser feita por no máximo 15 segundos e com intervalo de descanso de 3 minutos. Jamais use instrumentos ópticos como binóculos ou telescópios sem orientação de profissionais da área experientes”, pontua.

Ainda segundo o professor, a transmissão vai possibilitar que as pessoas observem o eclipse em sua totalidade, até em locais onde as condições climáticas não são favoráveis. Em cada estado o fenômeno terá um horário diferente devido à ‘sombra’ da Lua projetada na Terra. A parte central e mais escura dessa sombra chama-se umbra e se a pessoa estiver dentro da umbra, terá como ver um eclipse total. Fora da umbra, porém ainda na penumbra (a sombra parcial), a pessoa verá um eclipse parcial”, explica Edwar.

Fonte: Semcom

Related Posts