Destaques Geral Local Política

Prefeitura revitaliza mais um lixão a céu aberto e transforma local em área verde

A Prefeitura de Teresina, por meio da Gerência de Serviços Urbanos (GSU) da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da Zona Sul, revitalizou um antigo lixão a céu aberto do bairro Santo Fé, na região Sul da capital.

As equipes de Educação Ambiental, coordenadas pelo Consórcio Teresina Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), deram suporte à ação e também fizeram o trabalho de sensibilização e conscientização de moradores da região.

O antigo lixão, agora transformado em área verde e arborizado para a população, está localizado na rua Maria Araújo, próximo à interseção com a rua Cícero Melo, no bairro Santa Fé. Moradores da região afirmam que há nascentes de água no local.

“Nós, da SAAD Sul, revitalizamos o local. Nossas equipes de limpeza capinaram e fizeram o transbordo de todo o material para o descarte correto. Plantamos mudas de ipê e mudas de jardins. As árvores que já existiam no local foram podadas e conservamos a mata ao redor da área, a fim de preservar as nascentes de água”, explica o gerente de Serviços Urbanos da SAAD Sul, Islanilton Gomes.

Todo o trabalho durou cerca de uma semana, a última do mês de janeiro. Além dos pneus reutilizados e pintados para serem usados como jarros para as plantas, camadas de areia vegetal foram depositadas na região para nivelar o solo e nutrir toda a flora. Agora, a comunidade ganha um novo espaço de contato com a natureza.

Para o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira, a revitalização de locais onde antes acontecia o descarte irregular de lixo é a forma mais eficiente de conscientizar a população do dano que esta ação pode causar. “É por isso que a Prefeitura de Teresina tem transformado lixões a céu aberto em belos jardins. A iniciativa, além de embelezar a capital, também proporciona qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento da cidadania”, considera.

Conscientização de moradores

Dando continuidade ao trabalho de sensibilização da população, as equipes de Educação Ambiental reforçaram o serviço também em outros pontos da zona Sul.

Dessa vez, os bairros visitados foram o Angelim e o conjunto Santa Fé. As três equipes e os dois carros de som sensibilizaram as comunidades com abordagem porta a porta, distribuição de folhetos, divulgação de vinheta em carro de som, plantio de mudas e limpeza da área. Uma placa de ‘Proibido Jogar Lixo’ também foi instalada.

“O trabalho de conscientização vai desde a sensibilização dos moradores da região quanto ao descarte irregular de lixo, à limpeza da área e fiscalização periódica do local. O objetivo dessas ações é reduzir os ‘lixões a céu aberto’, provocado pela própria população, que usa as vias públicas e os terrenos ainda não murados para o descarte de todo tipo de resíduos”, explica o coordenador de Limpeza da SEMDUH, Fabrício Amaral.

As equipes foram bem recebidas pela maioria dos moradores. Dentro da área de sensibilização não foram encontrados novos pontos de descarte irregular. Os descartes são recorrentes, mesmo com os cuidados da vizinhança que reclama sempre que possível.

O secretário Edmilson Ferreira faz um apelo para que a população ajude a denunciar casos de descarte irregular de lixo. “Caso você veja alguém fazendo isso, filme, tire uma foto ou verifique alguma informação sobre essa pessoa e mande para o WhatsApp do Programa Lixo Zero (86 9.9402-3074). A denúncia é completamente anônima”, frisa.

Related Posts