Geral Local manchetes Política

Prefeitura de Teresina inaugura Casa da Mulher Brasileira na zona Norte

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio do programa “Mulher Viver Sem Violência”, do Ministério das Mulheres, inaugurou nesta sexta-feira (08) a Casa da Mulher Brasileira (CMB).

A ação é uma realização da Prefeitura de Teresina, com recursos federais, na ordem de R$ 5,4 milhões, com a administração e execução pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Centro (Saad Centro).

Sob a liderança do Prefeito de Teresina, José Pessoa Leal – Dr. Pessoa, a Casa da Mulher Brasileira em Teresina representa um passo significativo em direção a um futuro onde a violência de gênero não tem lugar. Este projeto inovador oferece um modelo de atendimento humanizado e integrado, proporcionando serviços jurídicos, psicológicos, de saúde, apoio à empregabilidade, além de acolhimento temporário, tudo em um único local.

A CMB conta com 3,6 mil metros e fica localizada na Avenida Roraima, 2563, Aeroporto. O local funcionará 24 horas por dia, incluindo fins de semana, com diferentes serviços especializados que atendem aos mais diversos tipos de violência contra as mulheres, oferecendo atendimento integral e humanizado para as mulheres em situação de violência.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, comemora a inauguração da CMB em uma data tão especial.

“Hoje é o Dia Internacional da Mulher, que tanto lutou para que houvesse mais igualdade e respeito. Nessa data tão especial, estamos inaugurando a Casa da Mulher Brasileira em Teresina. O poder executivo, legislativo e judiciário juntos para cuidar da mulher, se não trabalharmos integrados, não vai para a frente. Nós compramos o terreno e a prefeitura caminhou junto do governo federal para que esse momento acontecesse”, cita.

A secretária de Políticas para as Mulheres de Teresina, Karla Berger, destaca a atuação da Prefeitura Municipal de Teresina no combate à violência contra a mulher com a construção dessa obra.

“Eu já fui vítima da violência doméstica na minha juventude e eu achava naquela época que tinha que viver naquela situação, já que não existiam políticas públicas para aquilo e hoje a história é outra. Hoje a gente ajuda e acolhe. Conseguimos com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, o recurso que nós precisávamos para adquirir esse terreno que era avaliado em quatro milhões. O nosso gestor municipal que sempre deu prioridade para as mulheres adquiriu esse local e nós, com o recurso do Ministério das Mulheres e junto da Saad Centro, construímos essa casa, porque a política da mulher sempre foi a prioridade nessa gestão”, afirma.

O superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho, fala da importância dessa obra. “Hoje é um dia histórico para Teresina, dia internacional da mulher e Teresina recebe a primeira Casa da Mulher Brasileira tipo dois do Brasil. Um importante equipamento que vai atender as mulheres em situação de violência doméstica. São mil e quinhentos metros quadrados de área construída, dividida em oito setores. Hoje, Teresina larga na frente de várias capitais”, conclui.

Fonte: Semcom

Related Posts