Destaques Geral Local Política

Prefeito Dr. Pessoa lança Programa Abrace Nós para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), participou do lançamento do Programa Abrace Nós, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A solenidade de lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (01), no Palácio da Música, Centro de Teresina.

O programa tem como propósito a  promoção da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Durante o processo de implementação, o Programa Abrace Nós realizou 36 atendimentos, 21 cadastros, oito encaminhamentos para cursos profissionalizantes e cinco para seleção de empregos.

Segundo o prefeito Dr. Pessoa, o Programa Abrace Nós surgiu em um contexto de pandemia e declínio econômico, e vai proporcionar inclusão social, visando oportunidades.

“A nossa gestão é integrada com o povo e vamos cuidar do nosso povo, dos excluídos, vamos caminhar forte, vamos investir em oportunidades para todos, olhando para a economia e caminhando fase das questões sociais. Esta é uma administração de inclusão e não de exclusão”, ressaltou.

Para o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, que também participou da solenidade,  a Semcaspi cumpriu o desafio de lançar um programa de inclusão social, como processo da desterceirizar os serviços voltados às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

“O lançamento deste programa é a resposta do Doutor Pessoa. É ele dizendo a Teresina: ‘eu tenho condição de montar equipes, sem precisar terceirizar nada’. Firmamos o compromisso de dialogar e atender as necessidades do povo. Teresina ouve a voz da periferia, dos excluídos e assim, Teresina será uma cidade diferente”, pontuou Robert Rios.

Eliana Lago, secretária da Semcaspi, conta que sempre teve sensibilidade de buscar compreender as pessoas com deficiência e destaca que o Programa Abrace Nós tem como objetivo somar aos serviços já existes para este público.

“A minha luta diante das pessoas com deficiência não é de hoje! Na minha vida sempre trabalhei com atendimento odontológico e ministrei disciplinas relacionadas a este tema. É um enorme orgulho estar lançando este programa que é inédito no município, feito pela atual gestão e que, com certeza, trará mudanças significativas para este público. O nome do programa, que foi pensado em conjunto com a coordenação de projetos da Semcaspi, em nome da Débora Ferraz e sua equipe, não é só da palavra nós, é nós de nó, um nó não se desfaz, um nó é todo mundo segura a mão de todo mundo e ninguém larga a mão de ninguém. É exatamente a proposta do Programa Abrace Nós, que inclui e capacita. Eu me sinto orgulhosa por estar, ainda na gestão da Semcaspi, entregando este programa para a sociedade teresinense”, comemora a secretária.

O lançamento do Programa Abrace Nós contou com a presença: da equipe da Semcaspi, secretária Eliana Lago, secretários executivos, gerentes e técnicos; do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa; do vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (CONADE-TE), Antenilton Marques da Silva; Mauro Eduardo, secretário da Seid; vereador de Teresina, Renato Berger; e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Valdeníria da Silva.

INCLUSÃO SOCIAL

O coordenador do Programa “Abrace Nós”, Ricardo Oliveira, fala que a proposta do programa é garantir os direitos, promovendo a inclusão social, com equiparação de oportunidades e autonomia.

“O Programa Abrace Nós assume a responsabilidade de ofertar ações e estratégias de proteção social básica às pessoas com deficiência, principalmente, visando à inclusão deste público ao mercado de trabalho. Vamos atuar com a elaboração e oferta de cursos, capacitações, mediações de vagas de emprego, o fomento ao empreendedorismo, à autonomia e também visa despertar, cada vez mais, para o senso crítico e aos contextos inclusivos” explicou

ABRACE NÓS

O Programa “Abrace Nós” vai atuar no prédio da Semcaspi e no seguinte site www.abracenos.pmt.pi.gov.br, onde as pessoas com deficiência poderão se cadastrar e acompanhar os cursos de capacitação e as vagas de trabalho disponíveis.

Jogo do Poder