Destaques Geral Local Política

PMT promove 1° dia de Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social de Teresina (CMAS-TE) realizou, nessa quarta-feira, (28), no auditório do Sebrae, o primeiro dia da 13º Conferência Municipal de Assistência Social. O evento trouxe como conferencista, Márcia Lopes, integrante da coordenação da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social.

A 13• Conferência Municipal de Assistência Social segue até esta quinta-feira, (29), com a leitura e aprovação do Regimento Interno, os eixos de debate e a eleição de delegados.

Segundo Aline Teixeira, presidente do CMAS-TE, este primeiro momento foi exitoso e reflexivo para a análise de como a assistência social está no município.

“estamos satisfeitos com adesão das pessoas na conferência, tivemos a preocupação de trazer uma pessoa de renome nacional, que já foi ministra do desenvolvimento social, dr. Márcia Lopes. Este primeiro momento é importante, pois são feitas as provocações do momento em que estamos vivendo, tanto no âmbito nacional, estadual, quanto no municipal, para amanhã discutirmos nos grupos”, finaliza.

Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, avalia que a política de assistência social em Teresina avançou mas ainda tem muito o que avançar.

“Estar neste debate é de suma importante, porque a Conferência Municipal além de avaliar o trabalho que esta sendo feito, ainda aponta os caminhos a serem trilhados. Avançamos com a convocação de novos servidores efetivos, a equiparação salarial, ampliação e melhoria dos serviços”, apontou.

Francisca Aquino, conselheira representante dos usuários, conta que a Conferência Municipal é importante por promover debates e ainda reforçam sobre direitos e avalia a assistência social em Teresina.

“Nos reunimos, trocamos ideias e tiramos a melhores proposta para transformar Teresina um lugar melhor. É importante que os usuários estejam presentes, para saberem seus direitos e como a assistência social atua”, pontua.

RECONSTRUÇÃO DO SUAS

Márcia Lopes, conferencista da 13° conferência municipal da assistência social, conta que o momento é de reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e destaca a falta de representantes da Câmera Municipal de Teresina no debate e análise da política de assistência social no município.

“É o momento em que a gente está reconstruindo o SUAS, pois ele foi destruído, desfinanciado, houve uma ruptura com o pacto federativo, nesse momento, as conferências estão mostrando aquilo que devemos fazer para voltar a ter financiamento, voltar a ter conselhos fortes e voltar a ter uma rede de serviços para que tudo isso funcione bem. Em Teresina, são 400 mil pessoas que estão no Cadastro Único, então, é importante que tanto a gestão, quanto a Câmera de Vereadores, que eu senti falta da presença deles aqui, que eles valorizem e conheçam a realidade vivida por essas famílias em Teresina e coloquem no orçamento estas demandas”, destaca.

Fonte: Semcaspi

Related Posts