Destaques Geral Local Política

PMT divulga pesquisa sobre violência contra a mulher na capital

Um dado revelador foi identificado nos estudos do Observatório Mulher Teresina, núcleo de pesquisa sobre a realidade da mulher teresinense vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM): por dia, 88 mulheres sofreram algum tipo de violência na capital no primeiro semestre de 2023.

Nesta quinta-feira, a OMT, por meio da Prefeitura de Teresina, lançou seus estudos mais recentes acerca dos feminicídios de 2022 e da violência contra mulheres no primeiro semestre de 2023. O evento aconteceu nesta quinta (21), no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina.

De acordo com a assistente social Suzianne Santos, responsável pelo estudo, o evento é importante para a decisão de mais políticas públicas acerca da violência de gênero na capital. “A violência de gênero pode atingir qualquer identidade feminina, mas ela não afeta todes da mesma forma”, explica Suziane. “As pesquisas são fundamentais para a realização de ações de prevenção e proteção mais focalizadas em defesa da vida daquelas que estão sendo mais vulnerabilizadas pela violência”, ressalta.  A pesquisadora frisa que um boletim de 2024 será lançado ainda este ano.

Os 3º e 4º boletins levam em conta fatores etários e étnicos, assim como local de denúncia, tipo de agressor e instrumento usado por ele e dados de feminicídio disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, além de dados de outros órgãos municipais, estaduais, nacionais e até mundiais para fins de comparação.

Acesse aqui as produções do OMThttps://smpm.pmt.pi.gov.br/producoes-omt/

Casa da Mulher Brasileira

No mês de março, a Prefeitura de Teresina, em parceria com o Ministério das Mulheres e o Governo Estadual, lançaram a Casa da Mulher Brasileira – o maior equipamento brasileiro no combate às violências contra as mulheres.

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina oferecerá assistência a mulheres vítimas de violência, em uma estrutura que contempla serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças.

Onde encontrar a CMB
Endereço: Av. Roraima, 2563 – Aeroporto, Teresina

Fonte: SMPM

Related Posts