Destaques Geral Local Política

Piauí e Maranhão – Força Estadual Integrada de Segurança Pública forma mais 66 novos operadores

O Governo do Piauí junto com o Governo do Maranhão, realizaram na manhã desta segunda-feira (12), solenidade de formatura da nova turma de operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp). O efetivo é composto por policiais militares, civis e Corpo de Bombeiros. É mais um importante passo para o reforço na segurança pública dos dois estados.A governadora Regina Sousa participou do evento que aconteceu na Avenida Maranhão, entre as alças da Ponte José Sarney, em Teresina.

 “É uma parceria que se intensifica, os dois estados criaram forças estaduais no sentido de se ajudarem mutuamente, principalmente para reforçar a segurança entre as nossas fronteiras com uma integração interestadual”, disse a governadora.

Concluíram o treinamento 66 policiais militares e civis e bombeiros militares. Agora eles estão capacitados a atuar em missões inerentes às três instituições, que compõem a Segurança Pública em nível de estado. O Piauí passa a contar com 33 novos operadores, mesma quantidade que o estado vizinho.

“Esse curso de formação das Forças Integradas de Segurança Pública, tanto do Piauí quanto do Maranhão foi de suma importância para a integração das polícias militar, civil e Corpo de Bombeiros, tanto do Piauí quanto do Corpo de Bombeiros. Tivemos acesso a conhecimentos de salvamento em altura, incêndios e busca e resgate em escombros. Além de instruções relacionadas à investigação da Polícia Civil. Nossas viaturas terão profissionais capacitadas para atuar em várias áreas e inclusive nas divisas”, disse a Cabo da Polícia Militar, Mariane Soares.

Segundo o secretário de Segurança, Coronel Rubens, é a continuidade a uma ação que já foi implantada que é a criação dessa Força Estadual no Maranhão e depois no Piauí.

“Nós estamos fazendo um segundo curso agora, mas com a participação dos profissionais do estado do Maranhão. Com essa integração queremos melhorar sobretudo o enfrentamento às facções e organizações criminosas e o combate ao tráfico na divisa dos dois estados que é muito grande e é necessário unir esforços”, afirmou.
No primeiro semestre deste ano a Feisp foi usada por um longo período no litoral do Piauí, atuando na prevenção e repressão aos crimes envolvendo facções criminosas. A força pode ser acionada também para apoiar o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios e outras missões.

Para o Comandante Geral da PM-PI, Coronel Sheiwan Lopes, é uma capacitação que vai trabalhar para o bem comum dos dois estados, com maior velocidade, tempo e respostas das ocorrências.

Fonte: CCom/P.Piauí

Related Posts