Geral Municipios Política

Passeio ciclístico de 7 km encerra a Semana Nacional do Trânsito em Caxias (MA)

Durante uma semana órgãos que integram o Sistema Nacional do Trânsito se mobilizaram na realização de atividades importantes, em Caxias. A Campanha em 2021, foi aberta no dia 18 de setembro no posto da Polícia Rodoviária Federal e seguiu até o dia 25, com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Na abertura e no encerramento, a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil e secretários municipais, além dos diversos órgãos da gestão municipal, estadual e federal, que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), demonstrou que todos estão em colaboração para o trabalho conjunto com as demais forças: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ciretran, Polícia Militar, Secretaria Municipal Adjunta de Transportes, Secretaria Municipal de Segurança (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Adjunta de Articulação Política, Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“O trânsito é todo dia, foi uma campanha muito boa e pedimos a colaboração da população”, disse Willian Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

“Quero agradecer pela parceria de todos e  parabenizar os envolvidos no passeio”, disse Shéllida Ferreira, chefe da Ciretran.

“O objetivo é mostrar que o ciclista faz parte do trânsito e tem sua responsabilidade, mas precisa ser respeitado no trânsito. Nós queremos reduzir a quantidade de acidentes envolvendo os ciclistas em Caxias (MA)“, frisa Lindomar, inspetor da PRF.

“Foi uma semana para alertar as pessoas sobre o trânsito seguro. Para que cada um possa assumir sua responsabilidade, seja motorista, pedestre ou ciclista”, destaca Almeida Neto, inspetor da PRF.

Ao longo da Semana Nacional do Trânsito, blitz educativas com distribuição de material para a população, foram realizados no Centro da cidade e em frente à Polícia Militar. Uma ação conjunta de conscientização no Morro do Alecrim foi realizada no Complexo Turístico Balaiada com a presença de todos os órgãos, além disso, as ações chegaram a algumas escolas. No encerramento um grande passeio ciclístico reuniu nesse sábado (25), praticantes do ciclismo, que chamaram a atenção dos condutores para o respeito às normas de trânsito.

“Estamos de volta podendo compartilhar momentos de extrema importância, como o pedal que significa saúde. Dividir esses momentos e voltar a viver nos faz ter esperança. Quero agradecer a Deus e a todos”, frisa Jhonatan Duarte, ciclista.

“É gratificante poder participar desse momento voltado ao respeito no trânsito”, disse Camila Vitória, do grupo Balaiada Bike.

“Obedecer a sinalização e usar os equipamentos de proteção no trânsito, é a mensagem que queremos deixar”, disse Antônio Soares, ciclista.

O passeio ciclístico, com percurso de 7 km teve o seguinte roteiro: saída da Praça Duque de Caxias (MA), no Morro do Alecrim; seguindo pela Avenida General Sampaio, passando em frente ao Colégio Inácio Passarinho; Rua Aarão Reis, passando em frente ao Quartel do 2º BPM; Rua da Coheb, Vila Alecrim; Avenida Volta Redonda, bairro Volta Redonda; Avenida Edson Lobão, sentido BR-316, até o retorno do Caxias Shopping; e retorno até a Ciretran Caxias (MA), com o apoio do Caxias Bike Adventure (CBA) e outros grupos de ciclistas, além das forças de seguranças citadas. Até mesmo crianças participaram.

“O ciclista tem que andar no sentido do trânsito. Não é porque não tem motor, que ele não deva respeitar os sinais de trânsito. Tem que respeitar, é igual a um carro ou moto”, disse Cláudio Bezerra, do grupo Caxias Bike Adventure (CBA)

“Esse é um grande movimento de respeito à vida, todos aqui têm o mesmo propósito, mostrando que os condutores devem respeitar a sinalização e a população. Esse é o nosso compromisso enquanto cidadãos, e se assim fizermos, vamos reduzir de forma gradativa os acidentes”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Fonte: PMC