Destaques Geral Local Política

Novembro Azul no HUT foca a conscientização sobre a saúde do homem

Em alerta ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado em 17 de novembro, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) cumprindo seu papel social, realizou uma edição do HUT Talks: Saúde Também é Papo de Homem para os servidores e acompanhantes dos pacientes com a participação do urologista Hamilton Mourão, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – seccional Piauí. A iniciativa do Núcleo de Educação Continuada, Serviço Social e Cipa teve a finalidade de estimular a detecção precoce dessa doença e, principalmente, alertar para o cuidado com a saúde do homem.

“É necessário que população tenha a conscientização que não é preciso sentir algum sintoma para ir ao médico. É fundamental realizar check-ups com frequência, antes mesmo dos primeiros sinais de qualquer enfermidade. Tumores de próstata demoram em apresentar sinais. Quando sintomas aparecem é por que a doença está em um estágio avançado. O Novembro Azul é um mês de alerta para o câncer de próstata, mas ele passa e o que precisa ficar é a conscientização de que os homens tenham mais atenção à saúde, por isso, insistimos na importância dos exames preventivos”, explica o urologista.

O médico Fábio Marcos destaca que “o homem precisa saber o que acontece na sua saúde em todos os âmbitos: diabetes, pressão, nível de gordura do sangue. Muitos homens são difíceis e não querem ir ao médico, mas o ato de se cuidar é muito importante”, finaliza o diretor geral do HUT.

O câncer de próstata é uma doença ainda muito influenciada por tabus que dificultam os diagnósticos. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas é importante destacar que se descoberta precocemente tem até 90% de chance de cura.

Desde o início do ano, o HUT, por meio do Núcleo de Educação Continuada, desenvolve ações com rodas de conversas sobre os mais variados temas que abrangem a promoção e a prevenção da saúde coletiva.

Jogo do Poder

Fonte: HUT