Geral Municipios Política

Música, teatro, dança e canto; o Natal Iluminado encanta e valoriza os artistas caxienses

Um grande público compareceu ao Natal Iluminado de Caxias (MA), na Praça do Pantheon. Os espectadores ressaltaram a importância da valorização da cultura local pelo Natal Iluminado, que dá espaço para artistas caxienses apresentarem suas peças, músicas, corais, danças, dentre outras manifestações artísticas e culturais.

“Eu achei lindo. É uma forma de mostrar que Caxias tem muitos atores. O Natal Iluminado é um marco na história do Maranhão, porque o Estado nunca tinha visto uma cidade tão bonita como está Caxias”, frisa Zonilde Barros, espectadora.

“Eu gostei do Flocão dançando. É uma história bonita”, disse Eidel Gabriel, espectador.

“Eu acho que valoriza mais a nossa cidade. É uma forma de mostrar que a beleza, a gente encontra aqui também, sem precisar se deslocar para outros lugares”, destacou Luane de Sousa, espectadora.

Na noite desse domingo (5), o Espetáculo Magia de Natal, encantou mais uma vez os visitantes. Em 30 minutos de espetáculo, os atores caxienses mostraram no enredo, a história de um Guardião do Natal, que havia deixado de acreditar na Magia do Natal, ao longo do espetáculo, à medida que vai sendo apresentado à história do Menino Jesus, ele volta a ser um Guardião, ou seja, volta a acreditar e a perceber o verdadeiro sentido do Natal, que consiste no nascimento e vida de Cristo, que veio disseminar a paz, a solidariedade e o amor ao próximo.

“Queremos agradecer a presença de todos, e dizer que por trás desse espetáculo tem muitas pessoas que trabalham. Nós falamos um pouco sobre a pandemia, e também sobre a Magia do Natal. Muito obrigado”, disse Maciel Mourão, diretor teatral.

Em seguida, outras atrações passaram pelo palco do Natal Iluminado: Espetáculo de Dança Brilha Jesus (Com o Balé da Escola Municipal de Dança, Escola de Dança Wilson Ghillard); apresentação de dança Cras Pirajá; Coral do Cras Bacuri; Show Musical, Soul Sax com Nonato Cruz; e, show musical religioso Loumax, com Alagoinha e banda.

“Hoje o Balé atende mais de 120 famílias da Rede Municipal e Estadual. A escola existe há 4 anos dentro do governo do prefeito Fábio Gentil. A escola trabalha o físico e a intelectualidade da criança. A matrícula é gratuita, e a escola de dança funciona no Prédio do Restaurante Popular”, disse Wilson Ghilard, diretor da Escola Municipal de Dança de Caxias (MA).

“É muito importante ter esse evento, porque instiga a criança a querer participar do Balé, além de mostrar para elas a Magia da Dança no Natal”, disse Catrine, Bailarina.

“O Natal Iluminado envolve muitas coisas, investimento, área produtiva, e vendedores ambulantes. É uma coisa maravilhosa para os músicos. É a primeira vez que estamos participando e só temos a agradecer por essa oportunidade”, lembra Alagoinha, vocalista da Banda Loumax.

“Para mim é momento de gratidão. É uma oportunidade que é dada aos artistas caxienses, fazendo com que a Prefeitura, e a secretaria valorize o que é de casa”, frisa Nonato Cruz, Soul Sax.

Fonte: PMC

Related Posts