Para explorar as múltiplas possibilidades de inovar e modernizar a administração dos estados, o secretário da Administração (Sead), Samuel Nascimento, está em Dubai, onde participou da missão internacional World Governments Summit 2024, evento liderado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap).
A missão internacional, que iniciou na segunda-feira (12) e terminou nesta sexta-feira (16), reuniu mais de 30 representantes brasileiros em Dubai para participar das discussões globais sobre o futuro da governança. A agenda focou em temas como a aceleração e transformação governamental, com um destaque especial para iniciativas de transformação digital em todo o mundo nos últimos anos.
Como parte da programação do evento, Samuel Nascimento participou do painel “Estratégia de Transformação Digital no Brasil – Aceleração e Transformação Governamental”, junto com o presidente do Consad e secretário de Administração do Amazonas, Fabrício Barbosa; e Luisa Barreto, secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. “No painel tive a oportunidade de falar do processo de transformação digital que vem sendo implementado pelo Governo do Piauí e os avanços significativos que tivemos. A nossa participação foi um momento para contribuir com nossas experiências e aprender com as melhores práticas internacionais”, destacou.
Este ano, o World Governments Summit 2024 levou mais de 85 organizações internacionais, regionais e intergovernamentais, além de ter proporcionado mais de 120 sessões interativas e workshops, marcando a participação de 120 delegações governamentais. O objetivo foi promover a cooperação internacional e permitir que os governos identifiquem soluções inovadoras, sendo assim uma grande oportunidade para troca de experiências, debates, estudos de casos e visitas técnicas visando à expansão e o fortalecimento do conhecimento no âmbito da gestão pública.
“Nos reunimos com líderes de governos, organizações internacionais, especialistas e representantes do setor privado de todo o mundo compartilhando ideias e soluções inovadoras para desafios que os governos enfrentam. Foram dias repletos de oportunidades e aprendizados”, concluiu Samuel Nascimento.
Fonte: Sead