Geral Nacionais Política

Ministro Wellington Dias participa com presidente Lula de encerramento da 10ª Caravana Federativa

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira (21.06), do encerramento da 10ª edição da Caravana Federativa, em Teresina (PI).  A ação itinerante, criada para aproximar representantes de órgãos federais de gestores municipais e estaduais, contou, pela primeira vez, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o evento, o titular do MDS falou sobre o comprometimento das ações do Governo Federal para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo Brasil. “(Com a Caravana), as equipes técnicas saem de Brasília e vão até onde as pessoas vivem, isso demonstra o tamanho do compromisso do Governo Federal com as políticas públicas e a qualidade desse trabalho”, ressaltou o ministro Wellington Dias. “Vamos continuar a luta para tirar, novamente, o Brasil do Mapa da Fome e as pessoas da condição de insegurança alimentar, como já fizemos desde o último ano”, complementou.

O presidente Lula visitou os estandes dos órgãos federais, conversou com servidores dos ministérios e com os gestores municipais e estaduais que foram em busca de informações na Caravana. “Não pode um governante, um presidente da República, ter mais felicidade do que quando a gente vê as coisas acontecendo do jeito que a gente imaginava.É gratificante ver o Piauí como um estado que está dando certo. Do estado que foi o primeiro a receber o Fome Zero, até ser o estado mais avançado na digitalização da máquina pública”, declarou o presidente.

Na ocasião, o presidente anunciou diversas medidas, como investimentos nas áreas de educação, infraestrutura e transformação digital. Além disso, houve a assinatura da portaria que autoriza a contratação de 1.351 novas unidades habitacionais no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no estado.  Seis municípios piauienses devem ser beneficiados: Água Branca, Floriano, José de Freitas, Piripiri, Teresina e União. Considerando os valores máximos para cada município, o montante de investimento somado chega a R$ 193,7 milhões.

A Caravana também foi palco para o lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), que busca melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população, de forma inclusiva, transparente, participativa e sustentável. Em relação

O ministro das Cidades, Jader Filho; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também estiveram na cerimônia.

Caravana Federativa

Com a presença de representantes dos ministérios e dos órgãos federais nos eventos das Caravanas Federativas, há uma celeridade na resolução de questões, dúvidas, repasse de recursos para os municípios e atendimentos nas diversas áreas, como assistência social, educação, saúde, habitação, infraestrutura, dentre outras.

Nesse sentido, a aproximação pretende levar mais esclarecimentos aos gestores municipais sobre o funcionamento de programas e ações do Governo Federal. A partir desse atendimento, a Caravana Federativa também facilita às prefeituras a adesão de programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.

Desde o ano passado, a ação itinerante percorreu os estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Amapá. No Piauí, a ação contou conta mais de 3 mil gestores públicos do estado inscritos e de 300 técnicos do Governo Federal

Assessoria de Comunicação – MDS

Related Posts