Geral Nacionais Política

Lula recria conselho para combate à fome: “Nunca conseguiram acabar com ele”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (28/2), o decreto que marca o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Além do grupo, o combate à fome e insegurança alimentar do governo contará com uma câmara interministerial composta por 24 pastas, segundo o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

O Consea está de volta após ser extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019, logo ao assumir o governo. “Essa destruição trouxe 36 milhões de famílias, 28% da população em situação grave de desnutrição”, disse Dias. “Juntos, vamos mobilizar e novamente vamos tirar o Brasil do mapa da fome.”

Lula enfatizou que o conselho é um instrumento de formulação e execução de políticas públicas no combate à fome e à miséria. “Na verdade eles nunca conseguiram acabar com o Consea. Desmancharam a estrutura legal que existia, mas muita gente que participava do Consea Brasil afora continuou lutando, organizados, tentando combater a fome pelos quatro cantos desse país”, destacou o presidente.

Participam, além do ministério de Dias, unindo esforços para erradicar famintos no país, Casa Civil, Agricultura e Pecuária, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Educação, Fazenda, Igualdade Racial, Integração e Desenvolvimento Regional, Justiça e Segurança Pública, Saúde, Cidades, Mulheres, Relações Exteriores, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Planejamento e Orçamento, Trabalho e Emprego, Direitos Humanos, Secretaria-Geral da Presidência da República, da Gestão e da Inovação em Serviço Público, Pesca, Previdência e Povos Indígenas.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, tomaram posse os conselheiros do colegiado, incluindo a presidente do grupo, Elizabetta Recine.

Fonte: Correio Braziliense

Related Posts