Destaques Geral Local Política

Karnak – Autoridades de órgãos e entidades ligadas ao trânsito apresentam Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Com o intuito de reduzir acidentes e mortes causados pelo trânsito, autoridades de órgãos e entidades ligadas ao trânsito se reuniram nesta quarta-feira (13), no Palácio do Karnak, para uma solenidade de apresentação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) no Estado do Piauí. Na ocasião foi assinado o termo de compromisso a ser celebrado com a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Dentre as autoridades, estiveram a Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, e o Presidente Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro.

O PNATRANS, criado em 2018, pela lei nº 13.614, e aprovado em setembro de 2021, foi elaborado por mais de 100 especialistas de trânsito do Brasil e está estruturado em seis pilares: Gestão e segurança no trânsito, Vias seguras, Segurança veicular, Educação para o trânsito, Atendimento às vítimas, Normatização e fiscalização. O plano advém de uma reação a uma política formulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo implementar 160 ações para reduzir, dentro de um período de 10 anos, no mínimo, pela metade o índice de mortes no trânsito.

Durante a solenidade, a governadora Regina Sousa destacou como a má conduta dos pais no trânsito pode afetar no comportamento das crianças e adolescentes e acabar refletindo para essa realidade. “Se um filho vê um pai ou uma mãe cometendo infrações no trânsito, automaticamente ele também vai aprender a fazer isso, porque ele foi educado para isso”, pontua.
“A nossa intenção de nos reunirmos aqui foi para conhecermos essa realidade, firmarmos esse compromisso com todos os gestores e provocar essa reflexão para que cada um, dentro da sua realidade e atribuições, possa implementar as ações desse plano. Agora nós temos uma nova missão, tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática, para que ele possa ter resultado e a gente consiga assim, reduzir esse número de mortes no trânsito”, reforça o presidente Nacional de Trânsito”, Frederico de Moura Carneiro.

Imagem: Reprodução Rede Piauí de Notícias

Related Posts