Destaques Geral Local Política

HGV realizou captação de múltiplos órgãos e transplantes

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesse domingo (23), mais uma captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes. Esse foi o sexto procedimento em 2021. O doador foi um homem de 44 anos, com o diagnóstico de morte encefálica ocasionada por Traumatismo Cranioencefálico (TCE). O HGV é o único no Piauí a contar com uma equipe que faz esse tipo de procedimento.

Foram captados rins, fígado e córneas. Um transplante renal foi realizado, ainda nesse domingo (23), e o outro está marcado para esta segunda-feira (24), ambos realizados no próprio hospital e beneficiando pessoas que aguardavam na fila de espera do Estado. O fígado foi enviado para Fortaleza, no Ceará.

“Para nós, da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), toda captação é motivo de muita alegria, pois pelo menos cinco vidas podem ser beneficiadas com este ato de amor da família doadora. Somos gratos ao apoio de todos os envolvidos, especialmente, à direção do HGV que não mede esforços para dar condições de que tudo isso aconteça”, explica o coordenador do Centro Cirúrgico, Ronaldo José.

O diretor-geral do hospital, Osvaldo Mendes, explica que pretende continuar a realizar, todos os fins de semana, mutirões para reduzir a fila de espera por um procedimento eletivo e captações com transplantes como forma de agilizar o atendimento à população.

A ação se deu por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO) e Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV.

Jogo do Poder