Geral Internacionais Política

Guerra chega a cidade russa com ataque da Ucrânia em meio a negociações

ataque a um depósito de petróleo em Belgorod, cidade russa a cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, marca o 37º dia da guerra entre os dois países. Segundo Vyacheslav Gladkov, governador da região, “o incêndio no depósito de petróleo ocorreu como resultado de um ataque aéreo de dois helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia, que entraram no território da Rússia em baixa altitude”.

Até o momento, o Ministério da Defesa da Ucrânia não fez menção ao ataque em seus informes. O mesmo acontece do lado russo, sem relatos sobre o ataque em seu relatório matinal, nesta sexta (1º).

O ataque em uma cidade russa acontece no dia em que os dois países devem retomar as conversas a respeito do conflito. Segundo o chefe da delegação ucraniana nas negociações com a Rússia, David Arakhamia, a retomada de reuniões acontece hoje, de forma virtual.

Para esta sexta, também é esperada a visita a Kiev da da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. Ela será a primeira representante de alto escalão de uma instituição europeia a viajar para a Ucrânia desde que a invasão russa começou, em 24 de fevereiro.

Ataque em Belgorod

A cidade russa de Belgorod fica a cerca de 80 quilômetros de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, que, desde o início da invasão russa, tem sido alvo de constantes ataques.

Uma equipe de cerca de 170 pessoas foi enviada para o local do depósito de petróleo para apagar as chamas, segundo Gladkov. Ele também disse que não haverá problemas de distribuição de combustível na região. “A situação é estável. Nunca houve falta de combustível, nunca haverá.”

O grupo Rosneft, proprietário do depósito, anunciou que retirou os trabalhadores do local.

 

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

 

Chernobyl sem russos

Militares russos que ocupavam a usina nuclear de Chernobyl saíram da instalação, mas levaram representantes da Guarda Nacional, que haviam sido capturados em 24 de fevereiro, informou a Energoatom, companhia nacional de geração nuclear.

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) recebeu um informe do governo ucraniano de que, na noite de quinta-feira (31), não havia pessoas não autorizadas no local da usina nuclear de Chornobyl.

Retirada russa em Kiev

O Ministério da Defesa da Ucrânia diz que continua a “retirada parcial de unidades das forças de ocupação russas do norte da região de Kiev” em direção à fronteira com Belarus.

Segundo o relato, “os comboios também incluem veículos civis —caminhões, ônibus, microônibus, carros— que foram roubados por invasores russos durante a ocupação temporária dos territórios”. “Além disso, o inimigo realiza a remoção de bens saqueados.”

Ofensiva russa

O Ministério da Defesa da Rússia destacou, em seu relatório de hoje, que continua atacando instalações militares e equipamentos de defesa da Ucrânia, inclusive na região de Chernihiv, no norte do país, onde o governo russo havia indicando que iria reduzir a atividade militar.

Fonte: Uol, com AFP e EFE

Related Posts