Destaques Geral Local Política

Guarda Maria da Penha de Teresina compartilha atuação em evento nacional de Segurança Pública

A atuação da Guarda Maria da Penha, grupo especializado da Guarda Civil Municipal de Teresina, foi compartilhada durante o 1° Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, voltado para mulheres que atuam na rede proteção feminina.

De todo o país, 17 Guardas Municipais foram selecionadas, incluindo a capital Teresina, que tem como gerente da Guarda Maria da Penha, Willyara Silva.

“A Guarda Maria da Penha ter sido convidada, entre tantos municípios que já fazem esse importante trabalho de ronda, patrulha, prevenção e combate às violências domésticas, foi muito significante. Demonstra que estamos no caminho certo e que estamos tendo um olhar diferenciado, por parte do Governo Federal. Vamos buscar novas atuações para melhorar o trabalho mais ainda”, destaca a gerente do grupo especializado da GCM de Teresina.

Foram três dias de imersão em conhecimento. Entre os temas debatidos, a especialização de atendimentos das mulheres em situação de violência, interação com outros órgãos, práticas inovadoras de enfrentamento à violência na rede nacional.

Policiais civis, militares, bombeiros femininas e peritas também participaram do evento.

Willyara Silva ressalta que o encontro foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências, debate de políticas públicas necessárias para o fortalecimento, prevenção e combate à violência doméstica.

“Além de buscar boas práticas de atendimento, mais experiência para o nosso trabalho. Compartilhamos o que desenvolvemos em Teresina com as demais instituições de segurança, mostramos nosso trabalho, nossos números e que Teresina tem esse trabalho de relevância para a sociedade e mulheres acolhidas”, conclui a gerente da Guarda Maria da Penha de Teresina.

Atualmente, o grupo especializado assiste 64 mulheres que sofreram algum tipo de agressão e são amparadas pela Justiça através de medida protetiva. O canal de contato direto é o 153 que funciona 24 horas.

 

Fonte: Semcom

Related Posts