Destaques Geral Local Política

Grupo de Humanização do HUT desenvolve ações para assistência mais acolhedora

Dentro do que propõe a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) criou, através de portaria, o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) com o objetivo de aprimorar o processo de humanização na unidade, através de ações e processos de trabalho que vão de encontro aos seus valores institucionais.

O Grupo de Trabalho de Humanização do HUT foi criado em março desse ano e conta com uma equipe de 23 colaboradores. Dentre as principais ações do GTH, destaca-se a revitalização de um espaço adequado para apoiar familiares e acompanhantes discutindo a humanização do óbito e sensibilização para doação de órgãos.

No paisagismo hospitalar, foi criado um pequeno jardim na área próxima do refeitório para ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. “É da essência humana desejar o contato com o verde. Considerando que o ambiente hospitalar é bastante agitado, plantas podem fazer a diferença”, afirma a nutricionista e membro do grupo, Lívia Borges.

“Um outro projeto criado pelo GTH que já está sendo implantado é a ambiência de uma praça dentro do hospital com sol e ventilação natural, onde será possível aumentar o bem-estar com passeios para exercícios físicos, rodas de conversas e atividades tanto para servidores e pacientes adultos e crianças internadas nos postos”, destaca o médico Fábio Marcos, diretor geral do HUT.

Aos longos dos meses, o grupo também realiza celebrações para servidores e pacientes em datas especiais como comemorações de aniversários, ações no Dia da Mulher, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, além de capacitações para desenvolver uma atitude de escuta ativa aos sujeitos trabalhadores da recepção e seguranças para potencializar os resultados da satisfação dos usuários atendidos no HUT.

“Ver a alegria de cada paciente quando entramos no ambiente para a homenagem nos enche de gratidão, a satisfação de nossos usuários é a nossa sensação do dever cumprido”, ressaltou a coordenadora do Grupo de Humanização, Osfrany Martins.

Referência na assistência de alta e média complexidade na região, de janeiro a outubro deste ano, o HUT realizou cerca de 44.455 atendimentos e 12.715 cirurgias, entre urgências e emergências 100% SUS.

Jogo do Poder

Fonte: HUT