Destaques Geral Local Política

Governo lança Diário Oficial com mais agilidade e facilidade para pesquisar

A governadora Regina Sousa, o secretário de Governo, Antônio Neto, e a Polícia Militar lançaram nessa quarta-feira, no Palácio de Karnak, a nova plataforma tecnológica do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Piauí (DOEE-PI). Será um diário mais ágil, prático e transparente, facilitando também a pesquisa da população por atos do governo.

Regina Sousa frisou que o DOE é que há de mais moderno no Brasil, feito pelos servidores da Secretaria de Governo, Polícia Militar do Piauí e Agência de Tecnologia da Informação (ATI). “Agora será possível encontrar tudo com facilidade e rapidez. Em documentos com mais de 100 páginas, havia dificuldade para localizar uma palavra. Agora, isso não acontecerá”, disse.

Com a implantação da nova plataforma, o DOE-PI se nivela com o que tem de mais moderno de diário eletrônico do país, com processo de criação simples, rápida, níveis hierárquicos de segurança das mídias e baixo custo operacional. “A nova plataforma permitirá a ferramenta de buscas por data, número do diário ou palavras chaves e, numa segunda etapa, o acesso dos Órgãos Governamentais para publicação de suas respectivas matérias, eliminado o uso de e-mail e outras formas de comunicação, com a padronização do tipo e modelo de mídias totalmente pesquisáveis”, afirmou o diretor do Diário Oficial, Emanoel Bonfim Veloso.

O secretário Antônio Neto acrescentou que o novo DOE atende também a uma demanda dos órgãos de controle, como o TCE, e também da sociedade, que exige cada vez mais agilidade e transparência. “O DOE vai permitir maior transparências da divulgação dos órgãos oficiais, permitir a consulta mais rápida, dinâmica e ágil, um maior acompanhamento pela sociedade. A partir daí a população pode cada vez mais questionar, avaliar, fazer juízo de valor sobre aquilo que foi publicado”, frisou o secretário de governo. Todo o acervo anterior do DOE, antes da migração, também está disponível na plataforma.

Através da parceria com a Polícia Militar, a proposta era adaptar o SICAD – Sistema de Boletim da PMPI, para o DOEE-PI, com o apoio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). “Foi um trabalho incessante, realizado de forma rápida e com êxito, adequada às exigências do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e sem ônus para o Tesouro Estadual”, destacou o secretário Antônio Neto. O órgão não apenas foi modernizado, como recebeu novas instalações físicas, passando a funcionar neste segundo semestre no prédio do edifício Antonieta Araújo, em frente ao Palácio de Karnak.

O órgão oficial de publicação dos atos dos poderes do Estado foi criado pela Lei nº 558 em 2 de junho de 1910, sob a direção de Simplício de Sousa Mendes. A Imprensa Oficial, como era chamada, continha notícias oficiais, propagandas e até mesmo noticiários de outros Estados. Somente em 1930, o órgão encarregado da divulgação dos atos oficiais recebeu o nome de Diário Oficial que mantém até hoje.  Em 1968, o veículo passou a ser editado pela Companhia Editora do Piauí – COMEPI.

Somente 107 anos depois, o Diário Oficial ganhou sua versão eletrônica, através da Lei nº 6.980, de 25 de abril de 2017 – regulamentada pelo Decreto nº 19.876, de 15 de julho de 2021 e pelo Decreto nº 19.950, de 26 de agosto de 2021. Atualmente, a diretoria do Diário Oficial do Estado do Piauí está vinculada à Secretaria de Governo do Estado do Piauí (SEGOV).

Antonio Neto se despede da Secretaria de Governo

O secretário de Governo, Antonio Neto, se despediu da gestão pública numa emocionante solenidade realizada no Palácio de Karnak, nesta quarta-feira, 21, durante o lançamento da nova plataforma tecnológica do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Piauí. Servidor público federal aposentado, com cerca de 40 anos de atuação, ele exerceu os cargos de secretário de Fazenda, Planejamento e de Governo; foi presidente da Piauí Fomento e do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

A solenidade foi prestigiada por familiares, gestores e colegas de partido. Participaram o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann; o conselheiro do TCE, Jaylson Campelo; a controladora-geral do Estado, Amparo Esmério; o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres; o presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes; o diretor-geral do DER, Felipe Eulálio; o secretário de Agronegócios, Jonas Moura; o futuro secretário de Governo, Marcelo Nolleto; e a vereadora Euzuila Calisto (PT). Do Partido dos Trabalhadores, destacaram-se as presenças da senhora Maria Alice, fundadora do partido; e do sociólogo e professor Antonio José Medeiros.

A nova plataforma do Diário Oficial é fruto de um parceria técnica celebrada entre a Secretaria de Governo e a Polícia Militar do Piauí, com apoio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). “Estamos atendendo uma demanda dos órgãos de controle e criando uma sistemática que vai permitir uma maior transparência na divulgação dos atos oficiais. Facilitará além do acesso do usuário a todas as ações do Governo, uma pesquisa mais rápida e mais dinâmica”, destacou o secretário Antonio Neto.

Com a implantação da nova plataforma, o Diário Oficial Eletrônico do Estado do Piauí se nivela com o que tem de mais moderno de diário eletrônico do país, com processo de criação simples, rápida, níveis hierárquicos de segurança das mídias e baixo custo operacional. “A nova plataforma permitirá a ferramenta de busca por data, número do diário ou palavras chaves e o acesso dos Órgãos Governamentais para publicação de suas respectivas matérias, eliminado o uso de e-mail e outras formas de comunicação, com a padronização do tipo e modelo de mídias totalmente pesquisáveis”, complementa o diretor geral do DOE, Emanoel Bonfim.

Fonte: CCom

Related Posts