Destaques Geral Local Municipios Política

Governo do Piauí terá projeto em parceria com Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Na manhã desta quarta-feira (17), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) esteve reunida com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para tratar sobre um projeto voltado para treinar e capacitar famílias que moram próximas as barragens do Piauí. A governadora Regina Sousa também esteve presente durante a audiência.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Daniel Marçal, trata-se de um importante projeto que foi idealizado pelo MAB e terá apoio do Governo do Estado através da Semar. “Serão realizados treinamentos para famílias que moram próximas de barragens piauienses no sentido de que elas possam identificar riscos iminentes. O primeiro será um projeto piloto em Campo Maior, depois na região de José de Freitas”, explicou.

A governadora Regina Sousa enfatizou a importância desse projeto para que piauienses tenham um preparo para continuar morando em suas áreas, contudo sabendo lidar com os perigos de uma barragem. “Quem mora perto de uma barragem tem outro olhar, são capazes de verificar no dia a dia o que é possível prevenir”, disse.

A Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) também será parceira nesse projeto de prevenção de acidentes em barragens. “Foi uma solicitação do próprio MAB ao Governo do Estado, e vamos apoiar com ações concretas com as comunidades. Colaboramos com a elaboração do projeto e agora vamos colocar em prática”, afirmou.

Segundo Mariana Arouche, coordenadora do MAB, o projeto foi construído em parceria com o Governo e debatido com a governadora Regina Sousa. “Estamos agora na etapa de fazer os encaminhamentos necessários para que possamos iniciar ainda este ano na Barragem de Emparedados e Barragem do Bezerro, nas cidades de Campo Maior e José de Freitas respectivamente”.

Fonte: Semar

Related Posts