Destaques Geral Política

Governo do Piauí reforça ações de segurança e reduz números de latrocínios

O número de roubos seguidos de morte no Piauí, os chamados latrocínios, teve redução de 40,74% nos 8 primeiros meses deste ano. As estatísticas da Secretaria da Segurança Pública revelam que foram registrados 16 crimes da modalidade entre janeiro e agosto. No mesmo período de 2021 houve 27 latrocínios no estado. A integração das forças de segurança é destacada entre os fatores que contribuíram para a redução.

“Muitas ações da Polícia Civil, com apoio da inteligência da Polícia Militar, a Força Tarefa da Secretaria de Segurança, a Força Integrada de Segurança instalada em Parnaíba, vem culminando com muitas apreensões de armas de fogo. Certamente isto contribui para a redução de alguns tipos de crimes. Sem contar nosso esforço concentrado no cumprimento de mandados de prisão” destacou o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lucci Keyko Paraíba.

O aprimoramento das estratégias de combate à criminalidade, tem sido cobrado permanentemente pela governadora Regina Sousa, que não tem medido esforços para aparelhar a segurança pública. Além de novas viaturas, motos, armamento, equipamentos de proteção individual e fardamento, as polícias civil e militar foram contempladas recentemente pelo governo com promoções de servidores.

Uma das estratégias adotadas para ampliar a presença ostensiva da polícia nas ruas são as chamadas Operações Planejadas. Policiais que se disponibilizam voluntariamente, recebem diárias para trabalhar nas folgas, complementando o efetivo já escalado pro serviço. Diariamente as polícias têm conseguido apreender drogas, armas, veículos roubados, e prender indivíduos perigosos envolvidos em roubos, tráfico de drogas e homicídios.

“Tivemos várias operações que redundaram na prisão de pessoas, de faccionados, e também operações integradas que visaram a ostensividade na capital e interior do estado. Seguimos no enfrentamento tentando encarcerar estas pessoas que perturbam a população, sobretudo na prática de latrocínios” considerou o Secretário de Segurança, Rubens Pereira.

Fonte: CCom

Related Posts