Destaques Geral Local Política

Governadora visita obra de modernização do Instituto de Doenças Tropicais Hospital Natan Portela

A governadora Regina Sousa e o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, visitaram, na manhã desta segunda-feira (30), as obras de reforma e modernização do Instituto de Doenças Tropicais Hospital Natan Portela (IDTNP). A unidade de saúde está passando por uma série de reformas que vão ampliar a capacidade de atendimento do hospital. O diretor do IDTNP, José Noronha, também acompanhou a visita.

“É muito gratificante ver o esforço da equipe de saúde para melhorar o atendimento em saúde, principalmente nesse hospital tão importante e que atendeu tão bem durante a pandemia. Agora, precisamos dar vazão às demandas que foram represadas e que vai desafogar outras unidades de saúde. Falta pouco”, disse a governadora.

De acordo com o diretor do hospital, José Noronha, já foi concluída a reforma da fachada da unidade de saúde e a reforma dos blocos A, B, D, E e F. “Hoje, estamos inaugurando um novo bloco de isolamento que se situa onde, antigamente, era a área administrativa, o intuito é oferecer mais leitos de isolamento para a população que necessita de algum tipo de precaução. São cinco no total”, afirmou.

Ainda segundo Noronha, “estamos fechando ainda 70% do planejamento de obras que é um marco muito importante. Ainda temos um caminho pela frente para entregar efetivamente um novo Natan Portela para a sociedade. E tenho orgulho em dizer que nestes dois últimos anos o hospital vem prestando um serviço de excelência para o Estado e essa reforma e modernização trazem uma qualidade maior para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Durante a obra serão substituídos ainda os transformadores existentes por novos com capacidade de carga de 1000KVA para criação de 20 novos leitos de UTI, leitos de isolamento com carga de tomadas específicas, climatização e iluminação nova, bem como reforma e adequação de mais de 50 leitos de enfermaria. O objetivo da mudança é evitar a queda de energia e prejuízos no atendimento. Todo o projeto foi aprovado pela empresa concessionária, Equatorial.

Devido à necessidade de todos os isolamentos terem climatização dutada com pressão negativa, foi realizado projeto executivo de Climatização, conforme exigências da Vigilância Sanitária. A reforma da área do Centro de Terapia Intensiva (CTI) já foi concluída e, em breve, estará em funcionamento. A Farmácia também está sendo reformada e foi realizada ainda uma adequação no térreo para a criação do anexo administrativo.

O plano de reestruturação física do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella foi realizado em etapas para que houvesse o mínimo de transtorno para os pacientes. “A modernização está chegando no Natan Portela. A governadora fez novas autorizações para melhorarmos a parte elétrica para o sistema de refrigeração negativa. Vamos ter aqui uma das UTIs mais modernas do Piauí, preparada para receber todos os casos com isolamento total e necessitamos dessa estrutura. A governadora autorizou ainda o funcionamento de 88 leitos de UTI, é o que podemos chamar de legado pós-Covid”, disse o secretário da Saúde, Neris Junior.

Fonte: CCom

Related Posts