Destaques Geral Local Política

Formação inclusiva desafia professores especialistas com novas experiências

Os professores que atuam diretamente nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Rede Municipal de Educação de Teresina, tiveram uma experiência sensorial na primeira formação da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A formação realizada pela secretaria faz parte do projeto de capacitação continuada da Prefeitura de Teresina em uma perspectiva inclusiva, abrangendo toda a comunidade escolar.

Os primeiros a vivenciarem o planejamento com as estratégias totalmente inclusivas foram os educadores que atuam nas salas de multirrecursos montadas nas escolas-núcleo. Na primeira aula, experienciaram tarefas quem parecem fáceis, mas não são. Como desenhar sem usar as mãos ou os olhos? Com a orientação dos colegas, a missão foi sendo possível, o que resultou na reflexão sobre a importância do apoio e da sensibilidade para que todos avancem.

Cássia Dias, uma das responsáveis pela organização da formação nessa perspectiva, explica que agora é possível perceber um passo concreto pelas políticas públicas que já deveriam estar consolidadas há um tempo na escola. “O objetivo é que essas pessoas tenham realmente acesso ao ensino, que seja de qualidade e que possa trazer ganhos aos nossos alunos e suas famílias. A partir do momento que você forma professores, coordenadores e educadores em geral, abrimos portas para que essa aprendizagem real aconteça para que nossos jovens sejam independentes e felizes”, disse Cássia.

Os encontros serão quinzenais, às segundas-feiras, contemplando teoria e prática. Além dos professores de AEE, participarão docentes da sala de aula regular e coordenadores pedagógicos. A ideia é que toda a comunidade escolar seja envolvida para que os alunos com deficiência superem dificuldades e avancem em suas habilidades, recebendo qualificação para a vida e para o mundo.

Fonte: Semec

Related Posts