Destaques Geral Local Política

FMS realiza ação com hipertensos e diabéticos

Hipertensos e diabéticos atendidos na UBS São Pedro, zona Sul, participaram de roda de conversa sobre acidente vascular cerebral (AVC) com a finalidade de orientar sobre os cuidados com a saúde. A ação faz parte das atividades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) com a Equipe 142.

A coordenadora da Regional Sul da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Midian Viana, explica que é necessário orientar pacientes hipertensos em uso de medicamentos anti-hipertensivos. “É importante a orientação aos hipertensos, a verificação da pressão arterial na intenção de identificar a eficiência dos medicamentos frente à patologia. Os pacientes hipertensos devem ser acompanhados conforme a necessidade e rotina institucional e medicados de acordo com a prescrição médica”, explica.

A coordenadora informa que o paciente diagnosticado com a pressão arterial elevada deve ser monitorado em intervalos regulares porque a hipertensão é uma condição para o resto da vida e o tratamento visa evitar complicações.

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

Fonte: FMS

Related Posts