Destaques Geral Local Política

FMS leva prevenção em saúde para dentro das escolas

Há quase um mês, foi lançado o projeto Consultório na Escola, que tem como propósito efetivar as ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) no contexto do ambiente escolar. Essa ação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é coordenada pela equipe 06 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Santa Maria da Codipi.

Um total de 29 alunos foi avaliado somente na última sexta-feira, 9. Foram identificados dois obesos e seis deles com sobrepeso. Existiram dez encaminhamentos, nove para oftalmologia e um para odontologia. Além de uma prescrição medicamentosa. “Também aplicamos 55 doses de vacinas (25 gripe, 24 SRC, 2 HPV, 2 dT e 1 Hep. B) e realizamos ação de educação em saúde para prevenção de dengue e covid-19”, explica a enfermeira Lívia Maria Mello. A próxima ação do Consultório na Escola será hoje, 16, às 13 horas, na CMEI Santa Maria das Vassouras com 25 alunos (crianças de 5 e 6 anos).

Ela fala ainda que a ação visa atender estudantes com ações de saúde. “É um projeto para ter vinculação direta com a escola durante o ano todo para avaliar os alunos com procedimentos de saúde e realizar educação em saúde. Os estudantes terão atividades de acompanhamento de peso e altura, da acuidade auditiva e visual, atualização do calendário vacinal e ações de práticas corporais para desenvolvimento da criança”, diz.

Esse projeto está sendo desenvolvido em três escolas pela Equipe 06 da Unidade Básica de Saúde Santa Maria da Codipi, com a participação de Lívia Maria Mello (enfermeira), Amaury Dourado (médico), Maria Ildene de Oliveira (dentista), Mayara Félix (técnica de Enfermagem), Nayla Rocha (técnica de enfermagem da vacina), Regina Mesquita, Walflânia Viana e Maria das Graças Silva (agentes comunitárias de saúde). São atendidos estudantes da Escola Municipal Mariano Alves de Carvalho – 625 alunos, CMEI Santa Maria das Vassouras – 149 alunos e Unidade Escolar Tenente Araújo – 141 alunos.

A articulação entre escola e rede básica de saúde é a base do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. “Com este projeto tentamos garantir sua implementação, sustentabilidade e qualidade com o potencial de assistir 915 estudantes durante o ano letivo”, dia a enfermeira Lívia Mello.

Fonte: FMS

Related Posts