Destaques Geral Local Política

FMS apresenta projeto Lean com o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes nas Unidades de Saúde

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu nesta quinta-feira (8), no Palácio da Cidade, a equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que apresentou resultados do Projeto Lean que é uma metodologia que tem por objetivo aprimorar o fluxo de cuidados com os pacientes e organizar a rede de assistência, aumentando a eficiência das equipes.

Projeto Lean na Unidade de Pronto Atendimento  (UPA) é uma iniciativa do Ministério da Saúde conduzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Teresina, ele já foi implementado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em sua primeira etapa e desde abril está nas UPAs.

O prefeito Dr. Pessoa, disse que ficou surpreendido positivamente com os resultados do projeto, pois houve uma melhoria significativa para o paciente.

“Estou orgulhoso de saber que temos uma equipe que cuida das pessoas com respeito e avançando nos resultados dos indicadores, principalmente no tempo de chegada do paciente até o atendimento médico em cada UPA. Somos referência nas vacinações no Brasil, no Covid fomos destaque nacional, estamos melhorando cada vez mais”, disse o gestor municipal.

Nesses seis meses de execução do Projeto Lean, os indicadores de melhoria avaliados pela equipe foram satisfatórios. Por exemplo, houve uma grande diminuição no tempo de chegada do paciente até o atendimento médico em cada UPA. No Promorar, o paciente que antes levava em média 3h para ser atendido teve esse tempo diminuído para 1h, uma melhoria de 200%. O mesmo aconteceu com todas as outras duas UPAs da capital onde o paciente passou a esperar menos pelo atendimento.

Houve melhorias ainda com relação ao tempo do paciente dentro da UPA com relação a realização de exames, tempo de espera para laboratórios, sala de medicação mais rápida, fluxo pediátrico, redução do trajeto do paciente entre outros.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, enfatizou a melhoria do atendimento após a implantação do projeto Lean.

“Esse projeto visa a melhoria do atendimento nas nossas unidades de saúde, reduzindo o tempo de espera, aumentando resolutividade, evitando desperdício de mão de obra e tempo. Estamos apresentado a primeira parte do projeto que são as UPAS que também faz parte do sistema de reorganização do serviço de saúde pós-covid. Tivemos bons resultados, as outras unidades também estão recebendo o início desse projeto e até o final do ano já teremos todos os nossos hospitais nesse ritmo do projeto Lean”, ressaltou.

Há cerca de um mês foi o projeto foi iniciado em hospitais de pequeno porte da capital. “Já iniciamos o projeto nos hospitais de pequeno porte e futuramente, levaremos para às Unidades Básicas de Saúde. Teresina será mais uma vez um modelo e um exemplo de organização para todo o Brasil”, diz o presidente da FMS.

Fonte: FMS

Related Posts