Destaques Geral Local Política

FMS alerta para a baixa procura de agendamento para vacinação de crianças contra a Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde informa que continua aberto o agendamento para a vacinação covid de crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades. Poucas vagas foram preenchidas, até o momento, segundo Emanuelle Dias, coordenadora da vacinação em Teresina.

Para ter acesso à vacina, os pais devem marcar dia e hora previamente no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Em Teresina, o sistema está disponível desde a última segunda-feira (14) para agendamento da população. Mil doses foram disponibilizadas para esse público.

“Estamos iniciando a vacinação com as crianças portadoras de comorbidades, conforme orientado pelo Ministério da Saúde”, reforça Emanuelle Dias. “É importante que os pais ou responsáveis façam o agendamento e levem as crianças para serem vacinadas. A vacina previne a doença e evita as formas mais graves e que pode até levar à morte”, alerta Emanuelle

A coordenadora orienta sobre a documentação que precisa ser levada: CPF ou Cartão do SUS, Cartão de Vacina e um laudo ou prescrição médica descrevendo a comorbidade entre as incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19. “Também lembramos que, no momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis”, diz.

Eles serão imunizados com a vacina Pfizer infantil, em um esquema que contempla três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, reforça a importância da vacinação deste público, evitando assim infecções pelo coronavírus, hospitalizações, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e óbitos, além de complicações como a Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) e condições pós-covid-19.

Iniciada vacinação

A FMS iniciou, nesta quarta-feira (16), a vacinação de crianças contra a Covid que tenham entre seis meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias e que tenham comorbidade.

A técnica em enfermagem Tâmara Camila Carvalho fez o agendamento para vacinar a filha Maria Eduarda, de 2 anos e 7 meses, que tem cardiopatia congênita. Na manhã de hoje, ela levou a menina a UBS do Poty Velho.

“Eu contava os dias para chegar esse dia de hoje de ver a minha filha vacinada. Todos os pais e responsáveis pelas crianças devem vacinar os seus filhos porque é a única garantia de ter mais saúde”, diz.

Quem também levou a filha para vacinar hoje foi Alana Karolina Santos Correia, que estava com a pequena Ana Vitória, de 2 anos e 2 meses e que tem autismo. “Engravidei durante a pandemia e já naquela época eu imaginava o dia em que vacinaria minha filha. Agora, vou iniciar o planejamento dela frequentar a escola no próximo ano e com a vacinação atualizada”, fala.

As crianças estão sendo imunizadas com a vacina Pfizer infantil, em um esquema que contempla três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, reforça que é preciso vacinar as crianças. “Façam o agendamento no site da FMS e compareçam levando a documentação necessária. Esse é um momento de unirmos forças para que as crianças sejam imunizadas”, fala.

A vacinadora e técnica em enfermagem, Jaqueline Oliveira, explica para os pais que após a vacina as crianças podem ter leves sintomas. “Podem ser os mesmos de qualquer vacina, como febre e dor no local da aplicação da vacina”, diz.

Fonte: FMS

Related Posts