Destaques Geral Local Política

Florescer Sul abre serviço com ações integrativas para mulheres em situação de vulnerabilidade

A recém-inaugurada sede do Florescer Sul, na Vila Santa Rita, bairro Promorar, zona Sul de Teresina, realizou, nesta quinta-feira (24), atividade de abertura do serviço com ação integrada com o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG). Foram executadas rodas de conversas sobre os serviços jurídicos, assistência social e direitos da mulher para as assistidas do local.

Cerca de 40 mulheres atendidas pela nova unidade e moradoras da região participaram da atividade com a psicóloga do CREG, Tanandra Calaça, que abordou o tema “Violência psicológica e direitos das mulheres”. O encontro também levou informações sobre como as mulheres podem pedir ajuda nos mecanismos de atendimento do CREG.

“Há menos de um mês que inauguramos o Florescer Sul e estamos com várias mulheres sendo atendidas e inscritas aqui”, destaca a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), Karla Berger, presente na abertura. “Não é fácil conviver com violência, queremos, por meio dos serviços da secretaria da Mulher, fortalecer a nossa união e, ao mesmo tempo, acolher mulheres para transformar Teresina numa capital mais segura”, reforça a secretária.

Na ocasião, algumas mulheres relataram sobre suas experiências pessoais. É o caso da moradora da Vila Santa Rita, Karla Denny. Para ela, muitas mulheres na região passam por diversas violências – psicológica, moral e patrimonial.

“É uma ação essencial do serviço para informar as mulheres como elas podem ser ajudadas, além disso, a comunidade estava necessitando do Florescer”, conta.

Conforme ressalta a coordenadora do Florescer Sul, Iara Carvalho, um dos objetivos é o enfoque no gênero feminino. “Hoje marca nosso primeiro encontro e nosso objetivo é trazer essas mulheres para dentro do serviço fazendo com que elas se sintam empoderadas e elevem sua autoestima”, reforça Iara Carvalho

O Florescer Sul conta com todos os equipamentos necessários pensados para crianças e as mulheres, com banheiros, playground, uma praça, cozinha, amplas salas. O espaço voltado para elas também oferece informação, assistência jurídica, psicológica, integração social e lazer.

Dentro do serviço, estão sendo elaborados cursos profissionalizantes para que as mulheres possam ser inseridas no mercado de trabalho. As inscrições continuam abertas e seguem até o preenchimento das vagas para mulheres e seus filhos, de um a dois anos e 11 meses.

As ações integrativas já ocorreram nas outras três sedes do Florescer, no dia 15 de março, no bairro Matadouro, no Salobro (zona Rural), no dia 17 e no dia 22, na sede do bairro Alto da Ressurreição.

Rede de atendimento

A Prefeitura de Teresina mantém o Serviço Florescer que atende mulheres em situação de vulnerabilidade e seus filhos entre 1 ano a 2 anos e onze meses de idade em Teresina. Ao todo são quatro unidades em Teresina. Na sede são desenvolvidas ações que promovem a qualificação profissional, empoderamento feminino, além de estimular o desenvolvimento psicossocial para crianças.

O CREG atende mulheres de 18 a 59 anos em situação de violência doméstica, familiar e de gênero com uma equipe multiprofissional. O Centro está localizado na Rua Benjamin Constant, 2170 – Centro Norte e funciona de Segunda a Sexta, das 8h às 17h ou através dos telefones: (86) 3233-3798 / 99416-9451, que também é WhatsApp.

Fonte: SMPM

Related Posts