Geral Internacionais Política

Filha de Putin namora com bailarino de sobrenome Zelensky, revela revista

Uma das filhas do presidente russo Vladimir Putin, Katerina Tikhonova, tem um namorado com sobrenome Zelensky, que, por coincidência, é o mesmo do rival de seu pai, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. A revelação se origina de uma investigação da agência de notícias russa IStories e da revista alemã Der Spiegel, após o início do conflito entre as nações.

Igor Zelensky, 52, é um renomado bailarino e diretor que vive na Baviera, na Alemanha. Ele e Katerina, 35, mantêm um relacionamento à distância e têm uma filha de dois anos de idade. No entanto, as sanções impostas contra a Rússia, devido à invasão militar em território ucraniano, tem afetado os encontros do casal, já que as restrições interromperam os voos regulares de Katerina de Moscou para Munique, informou o jornal britânico The Guardian.

A partir de 2017, quando sua filha nasceu, Katerina Tikhonova começou a fazer essas viagens acompanhada do serviço secreto russo. Até então, elas aconteciam dezenas de vezes ao ano. Uma investigação feita pelas agências IStories e Der Spiegel encontrou documentos de voos envolvendo Katerina, Zelensky, uma criança, um grupo de babás e seguranças.

A filha de Putin seguiu essa rotina com veemência até meados de 2019, quando decidiu residir oficialmente em Munique para ficar próxima do parceiro. Segundo o relatório feito pelos repórteres, essa informação foi comprovada pelas cartas presentes em arquivos relacionados à guarda da criança e à vida pessoal de Katerina.

Muito longe de ser parente do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o russo Igor Zelensky deixou a companhia de Ballet do Estado da Baviera em abril, aparentemente depois de se recusar a condenar a guerra decretada por Putin contra a Ucrânia.

Seu parceiro Zelensky é descrito como um dos bailarinos de maior sucesso da Rússia, uma estrela do Teatro Mariinsky em São Petersburgo e da Companhia de Ballet da Cidade de Nova York. Ele também foi solista convidado do Royal Ballet, em Londres.

Em 2016, antes de trabalhar em Munique e oficializar seu relacionamento com a filha de Putin, o bailarino havia feito uma declaração sobre as consequências da anexação da Crimeia pelo governo russo. “Não sou político, mas eles deveriam se sentar na mesma mesa e se acalmar. A arte salvará o mundo”.

Complicações

Anteriormente, Katerina Tikhonova foi casada com o bilionário mais jovem da Rússia, Kirill Shamalov, 40. Eles se separaram em 2017, quando ela começou a se relacionar com o bailarino, que também já foi casado e tem duas filhas e um filho com a coreógrafa Yana Serebryakova.

Não há informações capazes de detalhar como é o relacionamento de Igor Zelensky com Vladimir Putin e sua família. No entanto, em diversas ocasiões, o presidente russo já criticou os conterrâneos que vivem em países ocidentais, apesar de sua própria filha fazer viagens frequentes à Alemanha, com financiamento do governo, para passar um tempo com o namorado.

“Eu não condeno aqueles que têm uma vila em Miami ou na Riviera Francesa, que apreciam um foie gras, ostras ou simpatizam com as chamadas ‘liberdades de gênero'”, disse Putin. “Mas o problema não está absolutamente nisso, mas no fato de que muitas dessas pessoas, por sua própria natureza, estão mentalmente lá, não aqui [Rússia], não com nosso povo”.

Desde o início da guerra na Ucrânia, Katerina continua residindo em Munique ao lado do parceiro e da filha.

Fonte: UOL

Related Posts