Geral Local Política

Fábio Novo prestigia abertura de exposição em homenagem a Francisca Trindade

O deputado estadual Fábio Novo, do PT, prestigiou a abertura da Exposição ‘Trindade Vive’, nesta segunda-feira, 20, no Palácio de Karnak, sede do governo do Piauí. A exposição homenageia a política e mulher negra de grande atuação no combate ao machismo, feminicídio e racismo no Piauí, mas que veio a falecer precocemente em julho de 2003, quando tinha apenas 37 anos, vítima de aneurisma cerebral.

“Iniciamos a segunda gratos em participar da abertura da Exposição’ Trindade Vive’ no Palácio de Karnak. Por meio dela, celebramos a vida e legado da saudosa companheira deputada Francisca Trindade, cuja trajetória política e social é retratada em 100 fotografias emocionantes”, disse o parlamentar.

No Piauí, Francisca Trindade iniciou a sua trajetória de luta com atuação em movimentos comunitários e da juventude, representando por muitas vezes o estado nacionalmente. Em seguida, foi vereadora da capital Teresina e, posteriormente, deputada estadual e federal pelo Piauí.

“Por meio dela, celebramos a vida e legado da saudosa companheira deputada Francisca Trindade, cuja trajetória política e social é retratada em 100 fotografias emocionantes”, explicou Fábio Novo, que aparece ao lado da mãe da homenageada, Lídia Maria da Trindade (foto principal).

A exposição, que tem início justamente no Dia Nacional da Consciência Negra, estará aberta para visitação até sexta-feira (24), das 8h às 18h, no Salão Branco do Palácio de Karnak. A apresentação conta com fotografias selecionadas a partir do acervo de sindicatos, do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT), da família e da Fundação Francisca Trindade.

Durante a solenidade de abertura, muitas homenagens de amigos e familiares foram prestadas, além de apresentações artísticas. O governador em exercício, Themístocles Filho, exaltou a importância de Francisca Trindade na luta por justiça e igualdade no Piauí. “Uma exposição linda e importante para manter o seu legado vivo”, disse o gestor.

Fábio Novo também destacou: “Lembramos não apenas da política dedicada, mas também da mulher negra admirável que foi Francisca Trindade. Sua trajetória, marcada por lutas sociais e políticas, ressalta a importância de celebrar a diversidade e reconhecer as conquistas das mulheres negras em nossa sociedade”.

“Uma experiência única para todos que visitarem essa exposição, que permanece aberta ao público até o dia 24 de novembro. Que esse momento inspire reflexões sobre igualdade e justiça, fortalecendo nosso compromisso por um lugar melhor”, finalizou Fábio Novo.

Related Posts