Geral Local Política

Fábio Novo participa da autorização para execução das primeiras obras do OPA em Teresina

O governador Rafael Fonteles autorizou, nesta quarta-feira (10), a execução das sete primeiras obras do Orçamento Participativo (OPA), escolhidas pela população em 2023. As ações e obras foram consideradas prioritárias e envolvem asfaltamento de ruas, com investimentos de R$ 9,5 milhões, beneficiando as cidades de Teresina e Parnaíba.

Entusiasta e incentivado do OPA, o deputado estadual Fábio Novo, do PT, pré-candidato a Prefeitura de Teresina nas eleições deste ano, participou da solenidade.  “Já na próxima semana, iniciaremos as transformações em Teresina, focando em 21 ruas do bairro Santa Cruz, na zona Sul, na avenida principal do Torquato Neto e na interligação do Torquato Neto com a comunidade Torrões. Também contemplaremos 10 ruas na Santa Maria da Codipi, zona Norte da cidade”, comemorou o deputado.

O governador Rafael Fonteles também apontou a importância do OPA. “O Orçamento Participativo Digital do Governo do Piauí é um sucesso e quem tem dito isso não somos apenas nós, mas vários estados e o próprio Governo Federal têm reconhecido essa forma de democracia participativa direta”, afirmou o govenador.

Das 88 obras aprovadas pelo OPA, 67 serão executadas em Teresina e 21 em Parnaíba. “São serviços de diversas áreas, como mobilidade urbana, educação, segurança pública, escolhidos e votados pelo povo, que estão constando no orçamento e virando obras concretas em menos de um ano”, destacou Rafael Fonteles.

A previsão é que, em fevereiro, o governador autorize mais 38 obras, e em março, as 43 restantes. Assim, até o final do primeiro trimestre de 2024, todas as 88 ações do OPA estarão em andamento.  O orçamento total do programa para este ano é de R$ 55 milhões.

“As obras têm um impacto importante porque elas foram escolhidas diretamente pela população, em cada um dos seus bairros.  Teremos ainda obras como praças, bibliotecas comunitárias, brinquedopraças, canteiros centrais, quadras de esporte, pontos de cultura”, afirmou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

Fábio Novo também anunciou o lançamento de novas obras a partir de fevereiro. “Em fevereiro, lançaremos mais 38 obras; em março, as 43 restantes. Asseguraremos que todas aprovadas em 2023 ganhem vida até o final do primeiro trimestre de 2024. Essa é a agilidade do OPA, uma iniciativa premiada nacionalmente que entrega o poder de decisão à população para melhorar sua comunidade”, disse o parlamentar.

“O governador também anunciou a segunda edição do OPA, que, em fevereiro, abrangerá Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri. Agradeço ao governador Rafael Fonteles, ao secretário de planejamento, Washington Bonfim, e a todas as pastas envolvidas por tornarem possível esse passo importante”, finalizou Fábio Novo.

Related Posts