Destaques Geral Local Política

ETURB inicia cadastramento de famílias da zona rural para o Programa Titula Brasil

A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), por meio do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF), iniciou mais um passo importante para a Regularização Fundiária na zona rural de Teresina. Está sendo realizada a primeira fase de cadastramento para o Programa Titula Brasil das famílias da Gleba Santa Teresa, zona rural, através do Termo de Cooperação Técnica com o INCRA.

As equipes do núcleo e do INCRA estão cadastrando as famílias nessa quinta-feira (28), na localidade Serra do Gavião, e atendendo também os da localidade São Raimundo. Ontem (27), as famílias do Vale da Aroeira e os ocupantes da Trabalhosa e da Taboca do Machado, também foram atendidos.

Para a Presidente da Associação de Moradores da Serra do Gavião e residente da localidade há 23 anos, Antônia Soares (Dona Toinha), esse processo é muito importante para os ocupantes, pois por muito tempo pediam que suas terras fossem regularizadas.

“Quando eu cheguei aqui só tinha mato, não tinha estrada, luz e água… nada. Agora temos nossas casas e nossos terrenos e faz muito tempo que lutamos para regularizar. Com essa ação de hoje, tenho certeza que posso dormir em paz só em saber que estamos dando esse passo tão importe em conquistar nosso título de posse”, explicou a presidente da associação.

Segundo a Coordenadora do NMRF e Assistente Social, Camilla Rosal, o cadastramento será realizado em três fases e “compreenderá os localidades que fazem parte da Gleba Santa Teresa”. A meta é atender e titular as terras ocupadas por mais de 2.000 famílias”, complementou”.

O Programa Titula Brasil é uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e o INCRA e visa regularizar e titular definitivamente os terrenos das famílias da Gleba Santa Teresa, que sonham com esse momento há mais de 30 anos, promovendo cidadania e proporcionando segurança jurídica.

Jogo do Poder

Fonte: Eturb