Destaques Geral Local Política

Estudantes da rede pública do Piauí conquistam ouro no atletismo sub-18

Da sala de aula para as pistas, as estudantes Dalila Santana da Silva e Geórgia Rafaela Alves Carvalho foram destaques no Campeonato Piauiense Loterias Caixa de Atletismo, na categoria Sub-18. A competição aconteceu no sábado e domingo, 2 e 3, na pista de atletismo, localizada no setor de Esporte da Universidade Federal do Piauí.

Ao percorrer 3 mil metros livres, a estudante Dalila conquistou a medalha de ouro e Geórgia subiu ao primeiro lugar do pódio nas provas de 100m e 200m. Dalila e Geórgia são estudantes na Unidade Escolar Joel Ribeiro, localizada no bairro Matadouro, zona norte de Teresina, no qual conta com a torcida de todos os colegas.

“A escola é fundamental para mim. Estou muito feliz não só por ganhar, mas também por que corri representando minha escola, pela minha família e por todos que torceram por mim. Sou grato ao apoio da diretora Rosimeire, a coordenadora Vânia e também minha professora de Educação Física, professora Denilde, que sempre torceram por mim”, lembrou a estudante Dalila.

Treinando há pouco menos de um ano, a atleta Dalila revela que a conquista veio mesmo com o nervosismo. “Ao entrar na pista é uma emoção juntamente com o nervosismo, o coração acelera até parece que vai pular do peito. Foi assim na minha primeira competição, em abril desse ano, estava nervosa e me tremendo de tão nervosa que estava, mas respirei fundo e consegui o pódio”, revelou a estudante.

Com um início vitorioso, ela conta com o apoio da família como inspiração para o esporte no qual se descobriu.

“Tenho alguns meses no Atletismo, entrei em janeiro deste ano [2022], pois conheci o esporte através do meu irmão mais novo, que também faz Atletismo, e da esposa dele. Eles são um incentivo e eu sempre gostei de esportes, sempre tentei me dar bem com algum esporte, pois é uma coisa bacana de se fazer. Especificamente a corrida me chamou mais atenção, vendo os atletas correndo na televisão, em redes sociais contribuiu para eu gostar de corrida”, explicou.

Geórgia iniciou suas primeiras passadas no atletismo no ano de 2019 com a corrida ‘maratoninha’, e desde então tem buscado aperfeiçoamento na modalidade ao passar por diversos clubes. A estudante iniciou os treinos na modalidade atletismo após se identificar com a superação de mulheres atletas.

“O que mais me chamou a atenção foram as meninas correndo, pois achava lindo e sempre admirava todas as atletas. Elas que me inspiraram e foi aí que eu me inspirei em querer entrar pro atletismo. Após ver a motivação delas correndo, a dedicação no esporte, e agora eu também estou aqui me dedicando”, vibrou a medalhista.

Em seu ritual de concentração e confiança, Geórgia sempre procura tocar e sentir a pista antes da prova. “Quando eu entro na pista é uma sensação incrível. É tão grande que toco primeiro na pista quando entro, pois é uma sensação maravilhosa ter a oportunidade de treinar e poder ver o resultado de tanta dedicação. Na pista esquecemos os problemas e ficamos até relaxadas. É indescritível”, conta a estudante.

Related Posts