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Estudantes da Educação de Jovens e Adultos participam de roda de conversa sobre evasão escolar

A coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Barras, vem realizando nas escolas uma série de rodas de conversas e palestras motivacionais com o objetivo de combater a evasão escolar nesta modalidade de ensino.
A roda de conversa traz uma linguagem clara e acessível no compartilhamento de relatos e experiências do cotidiano destes estudantes. Nestas conversas busca-se reforçar a permanência no ambiente escolar, como explica o supervisor da EJA da 2ª GRE, Antônio Francisco. “Buscamos fundamentar o conteúdo desse trabalho no livro ‘A Lei do Triunfo’, de Napoleão Hill, e, por meio dos relatos de experiências do cotidiano dos estudantes, despertar nesse público a motivação para os estudos. Os diálogos envolvem também o crescimento pessoal, bem como a superação dos desafios do mundo atual”, disse o supervisor.
A mobilização para diminuir a evasão escolar ocorreu entre os dias 24 e 26 de agosto e reuniu as comunidades escolares da U.E. João de Assis Marques e U.E. João Francisco, sediadas no município de Luzilândia. A programação de compartilhamento dos diálogos se estendeu à U.E. Matias Olímpio, localizada na cidade de Barras. Na sequência, participaram os estudantes das unidades escolares nos municípios de Esperantina e de Joaquim Pires.
A gestora da U. E. João de Assis Marques, Jesus Reis, relata como este diálogo foi importante para os estudantes, que acompanharam atentos. “Esse é um trabalho maravilhoso e muito significativo. Fiquei até surpresa pela forma como os alunos permaneceram atentos durante toda a palestra, pela forma clara, explicativa e incisiva como as informações foram repassadas. Tenho certeza que isso vai contribuir muito para o crescimento de cada um desses estudantes”, ressaltou a gestora. Segundo a coordenadora da EJA na 2ª regional, Vanda Araújo, o trabalho de combate à evasão vai além do resgate para a sala de aula. “Estas ações buscam resgatar a autoestima dos estudantes. É uma forma de incentivá-los a prosseguir nos estudos e a darem um melhor direcionamento para sua realidade”, reforçou.
Perpétua Barbosa, responsável pela 2ª GRE, destacou o trabalho dedicado da equipe ao planejar as ações. “A gerência regional reuniu os supervisores de EJA para dialogar com o quarteto gestor para executar de forma integrada as ações. Temos o suporte do supervisor Antônio Francisco, que já trabalha com estes projetos desde 2019, e nos permite avaliar qual ação é mais importante para nossa rede de modo a trazer benefícios junto a permanência dos estudantes no dia dia escolar”, informou a gerente.
Fonte: Seduc

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