Destaques Geral Local Política

Escola Municipal Murilo Braga promove ação contra uso de drogas

A Escola Municipal Murilo Braga, bairro Marquês de Paranaguá, zona Norte de Teresina, realizou uma palestra de prevenção ao abuso de drogas com estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A ação é uma parceria da instituição com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI). A palestra foi realizada pelo advogado João Paulo, presidente da 1° Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas e Coordenador na Comunidade Terapêutica Nova Criatura.

Segundo a diretora da Escola Municipal Murilo Braga, professora Gildeane Borges, a palestra faz parte de um cronograma de ações da unidade educacional com foco no combate a todas as formas de violência dentro e fora do ambiente escolar. Anteriormente, já havia sido trabalhada a temática do bullying, e agora foi realizada a palestra sobre drogas para 105 estudantes. “Foi uma abordagem com linguagem simples e específica para idade das crianças que participaram, levando conhecimento sobre o tema. A melhor prevenção é a informação”, destaca a gestora.

A gestão da escola irá apresentar as temáticas do projeto para pais, abrindo as ações de promoção da cultura de paz, bullying e outras para toda a comunidade. Visto que os estudantes do 5º ano passam agora para o ensino fundamental maior ( Anos Finais – 6º ao 9º ano), Gildeane pondera que a palestra foi introduzida de forma extraordinária com o objetivo de estimular uma conduta cuidadosa em relação à substâncias entorpecentes. “As crianças não entendem os riscos do uso de drogas. Muitas das vezes presenciam no próprio convívio familiar e não conhecem os perigos que podem causar, como podem fazer mal à saúde”, enfatiza a professora.

O projeto de combate à violência implementado pela E. M. Murilo Braga foi idealizado e executado pela diretora Gildeane Borges, diretora adjunta Deyliane Leão, pedagoga Francisca Queiroz, psicóloga Samyra Castro, assistente social Hossanielly Araújo, com contribuições de professores da instituição. Aberto a comunidade escolar, o projeto será continuado no próximo ano, agregando diferentes pautas que surgirem a partir do acompanhamento da rotina escolar e consequentes demandas dos estudantes.

Fonte: Semec

Related Posts