Geral Municipios Política

Escola da zona rural de Piracuruca desenvolve “Projeto Quintal Agroecológico”

A realidade local é levada em consideração no processo de Educação e o Governo do Piauí investe em meios de capacitação para incentivar a agricultura e agropecuária em localidades distantes do centro urbano. No Centro Estadual de Educação Profissional Rural Professor Antônio de Brito Fortes, na zona rural de Piracuruca, os estudantes desenvolvem o “Projeto Quintal Agroecológico”, em parceria com a Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar do Piauí (COOTAPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR).

De acordo com o estudante Anderson de Carvalho Sampaio, 16 anos, aluno do 2º a do Ensino Médio do curso de Agropecuária Alternância, as atividades ofertadas no projeto dão a oportunidade de os estudantes terem acesso a conhecimentos que os auxiliam na criação de aves e peixes, por exemplo. “É muito importante pra gente isso aqui. A gente e os próximos alunos podem ter muita informação de como cuidar dos animais na criação e isso tudo na prática”, disse.

A escola, localizada na BR 343 no KM 140, Localidade Alfinimm, tem 131 estudantes matriculados no Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Agropecuária (Alternância), Administração (Regular) e Apicultura (Subsequente) e funciona nos turnos manhã e tarde. De acordo com a gestora da escola, Denise Ribeiro Magalhães, o projeto tem o objeto de se autossustentar com a piscicultura, a horta, a fruticultura e o aviário.

“Ele vai contribuir tanto para os estágios dos alunos como uma ferramenta a mais que a escola vai ter. Assim como também ele vai auxiliar na alimentação com a produção de peixes, dos ovos e as frutas e das hortaliças. Tudo isso vai agregar muito ao nosso sistema de ensino”, explicou a gestora.

Fonte: CCom

Related Posts