Destaques Geral Local Política

Equipe do Governo do Tocantins vem ao Piauí conhecer modelos de PPPs da Sead

Uma equipe do Governo do Tocantins está no Piauí visitando as iniciativas de Parcerias e Concessões Público-Privadas (PPP) implantadas com sucesso pelo Governo do Estado. Trata-se de uma comitiva da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária, que por dois dias conheceram de perto projetos que têm impulsionado o desenvolvimento do estado.

Na quinta-feira (21), entre esses projetos visitados estão as Miniusinas Fotovoltaicas, na cidade de Coivaras, que abastecem a Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria da Saúde (Sesapi). Cada contrato prevê uma geração de 650.000 kWh por mês para cada órgão, gerando uma economia mensal de até 27%.

Em seguida foi a vez de conhecer a sede da Piauí Conectado, onde foram apresentados o modo de atuação, a troca de experiências e o compartilhamento de práticas. A programação teve fim com a ida à Uespi para conhecer o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí, projeto de responsabilidade social, fruto de uma Parceria Público-Privado (PPP). O objetivo do núcleo é aproximar os alunos do mercado de trabalho e oferecer soluções tecnológicas para as empresas.

Todos os projetos visitados são parcerias público-privadas implementadas pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc). “É muito bom saber que o Governo do Piauí está sendo exemplo para outros estados, como é o caso do Tocantins. Estaremos sempre abertos para essa troca de experiências que é muito enriquecedora para a gente também”, destacou Samuel Nascimento, secretário da Sead.

De acordo com o secretário da SPI, Thomas Jefferson, o Piauí foi escolhido por ter notório conhecimento nas práticas de PPPs. “O Piauí é um exemplo de case de sucesso em PPPs, então viemos conhecer de perto os projetos e levar um pouco dessa experiência para nossa realidade no Tocantins”, explicou.

Nesta sexta-feira (22), foi a vez de conhecer a Nova Ceasa, uma central de abastecimento premiada que já recebeu o certificado de melhor PPP do mundo, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na oportunidade, todos puderam conhecer o local e visitar o Banco de Alimentos, um programa que arrecada frutas, verduras e legumes doados pelos feirantes e que apresentam uma aparência diferente, mas estão bons para o consumo e com os valores nutricionais devidamente preservados. Os alimentos são repassados para as entidades cadastradas no projeto.

A superintendente da Supac, Monique Menezes, explicou que o Governo tem buscado as PPPs como forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região. “Além desses projetos que o Governo do Tocantins conheceu, as parcerias têm sido estabelecidas em diferentes setores, como infraestrutura, social, esportes e lazer, viabilizando a realização de grandes obras, como construção e ampliação de rodovias, aeroportos e sistemas de abastecimento de água. Esses investimentos têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população, além de impulsionar o desenvolvimento econômico do estado”, finalizou.

Fonte: Ascom Sead

Related Posts