Geral Municipios Política

Entronização do Menino Jesus inicia nova tradição em Caxias (MA)

O momento foi de muita simplicidade, porém de um grande significado, afinal a entronização da imagem do Menino Jesus representa aquele que nasceu para trazer a mensagem de amor, paz e harmonia no ceio das famílias. A programação faz parte do Natal Iluminado, organizado pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Mexe muito com a gente, temos um sentimento de leveza, foi uma honra levar a imagem do Menino Jesus, fiz com muito prazer, porque é um presente de Deus. É maravilhoso ter um presépio municipal, pois valoriza o nascimento de Jesus que remete à esperança”, diz Márcia Cristina, católica.

“O Presépio remonta a maior e mais antiga história da humanidade, a de Jesus Cristo. A ideia do presépio é remontar essa história, a simplicidade que foi o nascimento de Cristo”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O Presépio Municipal produzido por um artista piauiense, foi exposto pelo primeiro ano em Caxias, iniciando uma nova tradição, que vai envolver a comunidade. Edna Maria vai passar o ano de 2022 com a imagem do Menino Jesus, até que seja entronizado novamente no próximo Natal Iluminado.

“Para mim é uma honra, eu já tenho o meu presépio em casa. Esse momento lembra quando nossa senhora estava em agonia para que Jesus pudesse nascer, para que a luz viesse iluminar as pessoas que viviam nas trevas. Olhar o presépio é olhar a Sagrada Família”, ressalta Edna Maria , católica.

“Nós já designamos alguém para ser a guardiã da imagem do Menino Jesus, que vai ser levada no dia 6 de janeiro para sua casa, e que depois vai devolver essa imagem na inauguração do Presépio Municipal em 2022”, lembra Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Cada personagem do presépio tem sua importância. O Menino Jesus; a Virgem Maria mãe do filho de Deus; São José, o pai adotivo; a Gruta ou Curral, local simbolizado pelo presépio; a Manjedoura, lugar onde Jesus ficou quando nasceu, além dos animais.

“Essas imagens representam a salvação e um novo caminho. Os reis magos que foram presentear o filho de Deus, Jesus que nasceu num lugar simples. Que todos possam olhar para si mesmo, ser recíproco com os outros e com sua família”, lembra Isa Machado, católica

O momento também contou com a pureza das crianças que já estão sendo inseridas dentro da tradição católica e cristã.

“Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. Palmas para Jesus”, frisa Isabele Maria.

Fonte: PMC