Geral Nacionais Política

Em comitiva do presidente Lula, Wellington Dias participa de debates sobre políticas de cuidados

Políticas de cuidados e Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foram alguns dos temas tratados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em viagem oficial à Colômbia, nesta quarta-feira (17.04). O titular do MDS integra a comitiva presidencial, junto à secretária nacional de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo. Entre os objetivos, está o de formalizar e fortalecer as relações entre a Secretaria Nacional de Políticas de Cuidados e Família do MDS e a Direção de Cuidados do Ministério de Igualdade e Equidade da Colômbia.

Após solenidade na Casa de Nariño, sede do governo, durante a tarde, a secretária e o ministro Wellington Dias, junto à primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, e à vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, visitaram um centro inovador da prefeitura de Bogotá que oferece serviços de cuidados para quem necessita e também para quem cuida, para a troca de experiências entre os países.

Foto: MDS / Divulgação
Foto: MDS / Divulgação

“Estou muito feliz com essa oportunidade de me reunir com a vice-presidente da Colômbia, que também é ministra da Igualdade e Equidade e cuida da área social. Junto com outros ministros, estamos trocando experiências de políticas de cuidados na América Latina, trilhando o caminho orientado pelo presidente Lula”, declarou o ministro Wellington Dias. “Este é também um momento fundamental para avançarmos na construção da Aliança Global contra a Fome e à Pobreza”, complementou.

O governo brasileiro entende que o cuidado é um direito e uma necessidade de todas as pessoas ao longo da vida, sendo mais evidente na infância e na adolescência, e entre as pessoas idosas e com deficiência. Nesse sentido, o MDS está construindo a Política Nacional de Cuidados, que terá a missão de promover as mudanças necessárias para uma divisão mais igualitária dessa responsabilidade, com especial atenção às desigualdades de gênero, raça, etnia e territoriais.

A proposta da Aliança Global contra a Fome é aberta a todos os países e busca formar uma cesta com políticas públicas de combate à fome e à pobreza bem-sucedidas, focadas em garantir o direito humano à dignidade, à alimentação adequada, nutritiva e saudável. A Aliança vem se consolidando por meio da liderança do Brasil no G20.

Agenda
A comitiva brasileira, composta também por outros ministros, participou ainda do Fórum Empresarial promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial ProColombia. Depois, o grupo compareceu na inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que tem como lema “leia a natureza”. Como país homenageado, o Brasil dispõe do pavilhão principal na feira.

Assessoria de Comunicação – MDS

Related Posts