Destaques Geral Local Política

EduBot ganha versão 2.0 e parceria da Semec com o IFPI será ampliada em 2023

Alunos de duas escolas municipais de Teresina participaram de um projeto inovador que utiliza a robótica como ferramenta de aprendizagem, o EduBot. Nesta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) renovou a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) para o desenvolvimento do EduBot 2.0, uma versão ampliada no projeto.

A ação também conta com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo e consiste na promoção do ensino de programação para estudantes da Rede Municipal com o objetivo de desenvolver habilidades e competências em tecnologia. O aprendizado leva ao interesse pela área de programação aplicada a robótica.

Em 2022, foram atendidos 280 alunos das escolas municipais Raimundo Nonato Monteiro Santana e Antônio Dilson Fernandes. Este ano, serão 360 estudantes das escolas municipais Extrema e Clidenor de Freitas. Na prática, a turma aprende a usar os recursos tecnológicos para resolver problemas baseados em situações do cotidiano em que estão inseridos.

Segundo Reinaldo Ximenes, secretário executivo de Ensino da Semec, o mais importante do EduBot é a oportunidade de abrir portas para os jovens a partir dos novos conhecimentos. “Estamos preparando os alunos do Ensino Fundamental em uma nova perspectiva de educação, voltada à iniciação tecnológica focada na programação aplicada a robótica. Essa inovação é uma prioridade na Prefeitura de Teresina”, destaca Ximenes.

O coordenador do EduBot, Otílio Paulo, compartilhou números positivos do projeto em 2022 e tem boas expectativas com a ampliação. “Os alunos são estimulados a criar, aprender e inventar. Concluímos essa etapa de iniciação com uma turma e agora mais alunos poderão aproveitar”, disse.

Para o reitor do IFPI, Paulo Borges, projetos como esse representam a verdadeira forma de fazer transformação social.

“Nos motiva ver a garotada da periferia de Teresina tendo acesso à tecnologia, é isso que queremos, esse é nosso papel na educação. Com muita honra vamos assinar o convênio de renovação, queremos cada vez mais escolas municipais envolvidas, lapidando os jovens que são nosso futuro”, concluiu o reitor.

Fonte: Semec

Related Posts