Destaques Geral Local Política

Drive Thru da Coleta Seletiva recolhe mais de mil quilos de material reciclável

O Drive Thru da Coleta Seletiva foi um sucesso! Com a participação de mais de 300 pessoas, foram recolhidos cerca de 1.000 quilos de material reciclável, que serão enviados para as cooperativas cadastradas pela Prefeitura de Teresina.

“Ficamos felizes com o resultado, principalmente pela participação popular, que foi significativa. Espero que tenhamos conseguido conscientizar a população e que a coleta seletiva ganhe força”, comemora o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira.

O Drive Thru da Coleta Seletiva foi realizado duas vezes neste mês de agosto. A primeira, dia 13, foi no Parentão, zona Sul de Teresina, e resultou no recolhimento de 261 quilos de material reciclado. A segunda vez foi dia 20, no Parque da Cidadania, Avenida Miguel Rosa, onde foram recolhidos mais de 800 quilos.

O drive thru de coleta seletiva foi realizado duas vezes em agosto e foram recolhidos cerca de 1.000 quilos de material reciclável. (Foto: Ascom/Semduh)

Pontos de recolhimento

Atualmente, Teresina tem 21 pontos de coleta seletiva espalhados por todas as zonas da cidade. Os materiais recolhidos são: papéis, plásticos, metais e vidros. Cada material tem sua lixeira específica.
Periodicamente, um caminhão da empresa CTA faz a retirada dos resíduos e entrega nas cooperativas. Lá, os resíduos são transformados em novos produtos e garantem a renda de várias famílias.

Coleta em condomínios
O secretário da Semduh lembra ainda que os condomínios podem aderir à coleta seletiva de forma totalmente gratuita. Basta entrar em contato com os seguintes números: (86) 9.8130-7739, que atende as zonas leste e norte, e (86) 9.8104-6786, que atende as zonas sul e sudeste.

“Quando o síndico do condomínio liga, nós enviamos uma equipe para explicar todo o funcionamento. Nesse encontro, fica acordado um dia fixo para a coleta, que depende da demanda do condomínio. Cada morador separa e ensaca seus resíduos limpos dentro de sua residência e depois leva para a lixeira específica, no local indicado pelo síndico, separada do lixo orgânico”, detalha Edmilson Ferreira.

O drive thru de coleta seletiva foi realizado duas vezes em agosto e foram recolhidos cerca de 1.000 quilos de material reciclável. (Foto: Ascom/Semduh)

Coleta em empresas e escolas
A Prefeitura de Teresina também faz a coleta seletiva gratuita em escolas e empresas. São recebidos livros, cadernos, revistas, jornais, envelopes, folders, panfletos, cartões, papéis impressos, caixas de papelão e outros materiais similares. Além de evitar o acúmulo de resíduos no interior dos estabelecimentos, a vantagem para os proprietários é também financeira, pois a atitude gera redução na taxa de lixo.

“Ou seja, quando você faz a coleta seletiva, todos saem ganhando porque você ajuda o meio-ambiente, tornando-o mais limpo, ajuda as famílias sustentadas pela cooperativa, gera emprego e ainda tem a compensação financeira. Fazer parte disso é uma questão de cidadania”, declara o secretário Edmilson Ferreira.

Confira o local dos 21 Postos de Entrega Voluntária (PEVs)

1 – Marechal Castelo Branco
2 – Praça Nossa S. de Fátima
3 – Praça da Igreja Católica do Bairro Morada do Sol
4 – Supermercado Carvalho Mercadão
5 – Praça do Bairro Vermelha (Praça N. Sra de Lourdes)
6 – Lagoas do Norte
7 – Encontro dos Rios
8 – Ponte Estaiada
9 – Supermercado Carvalho da Av. Barão de Gurguéia
10 – Praça da Telemar – Bairro Mocambinho
11 – Praça da Igreja católica do Bela Vista I
12 – Praça das Palmeiras
13 – Praça do TRE
14 – Praça das Violetas
15 – Praça Honorato Julião, Avenida Nações Unidas
16 – Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição – Bairro Morada Nova
17 – Praça Cultural do Bairro Dirceu I – Av. José Francisco de Almeida Neto – Dirceu I
18 – Praça do Marquês, Rua Des. Pires de Castro – Bairro Marquês
19 – Rua Salomão Said, em frente a Igreja São João XXIII e São João Batista – Bairro São João
20 – Espaço Rosa dos Ventos
21 – Praça Santa Rita, rua Farm. Acrísio Sampaio – Vale do Gavião

Jogo do Poder

Fonte: Semcom

Related Posts