Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa recupera papel funcional da Eturb na estratégia de desenvolvimento urbano de Teresina

É na atual gestão da Prefeitura de Teresina, comandada por Dr. Pessoa (MDB), que a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) assume sua real finalidade depois de tantos anos fazendo apenas figuração e servindo de cabide de emprego na administração municipal. Depois do recadastramento dos servidores ativos do órgão, foram formadas inicialmente equipes para Operação Tapa-Buraco, no sentido de solucionar os sérios problemas causados nas vias públicas pelas fortes chuvas que se abatem sobre a capital. São sete equipes em campo aplicando 200 toneladas de massa asfáltica nas quatro zonas da cidade e na zona rural.

Para o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a Eturb já havia sido um órgão de grande importância para os teresinenses, mas foi perdendo esse protagonismo ao longo dos anos. Para o prefeito, a empresa tem papel estratégico na mobilidade urbana da capital, por isso está sendo reestruturada para reassumir suas funções para o desenvolvimento urbano do município.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Urbano (Semduh), Edmilson Ferreira, afirmou que está sendo feito todo o possível para acelerar as ações da Operação Tapa-Buraco para atender a população de forma satisfatória. “Claro que as chuvas acabam provocando estragos, porém, nossas equipes estão preparadas para minimizar os prejuízos”, declara.

Modernização na Eturb

O coordenador de Asfalto, Paulo Roberto, acrescenta que a Eturb está colocando em prática um projeto de modernização da estrutura física da Usina de Asfalto, que inclui galpões para proteger os insumos no período chuvoso e um laboratório para verificar a qualidade do asfalto.

“Esse novo laboratório fará um controle maior da qualidade do asfalto produzido em Teresina, inclusive para fiscalizar as obras de asfalto contratadas pelo município e também obras particulares. Com a melhoria da qualidade do asfalto, teremos menos problemas com as chuvas”, afirma o coordenador.

Paulo frisa ainda que os locais que apresentam problemas com drenagem têm causado vários prejuízos ao asfalto da cidade. Por causa disso, as equipes da Semduh estão empenhadas sobre esses casos para resolvê-los o mais rápido possível. “Isso vai trazer uma boa economia para o município”, pontua.

O secretário da Semduh, Edmilson Ferreira, destaca o interesse da nova gestão em buscar soluções definitivas para problemas antigos. “O prefeito Doutor Pessoa tem sido enfático quando o assunto é economia e eficiência. Por isso, sempre que nos deparamos com um problema que é crônico, que se repete há vários anos, priorizamos a busca por soluções definitivas para que aquilo não se repita mais. Essa é a marca da nova gestão. Vamos fazer obras que amenizam o problema em curto prazo, mas também obras para que a situação seja corrigida definitivamente”, afirma.

Redação