Destaques Geral Local

Dr. Pessoa quer mudar realidade sobre saneamento básico em Teresina

Em suas redes sociais, Dr. Pessoa, que é pré-candidato do MDB à prefeitura de Teresina nas eleições deste ano, revelou que uma de suas prioridades à frente do Executivo Municipal, caso receba essa missão dos teresinenses, é otimizar as metas para o saneamento básico da capital.

A capital do Piauí não possui um sistema de coleta e tratamento de esgoto capaz de dar conta de toda demanda urbana, já que cobre apenas 31% da cidade. A maior parte dos resíduos escoa para os rios Poti e Parnaíba. Nas localidades onde o sistema não foi implantado, o esgoto vai para o rio ou é lançado em fossa individual. Em ambos os casos, há graves danos ao meio ambiente. Agora imagine o prejuízo à saúde do teresinense, já que 90% da água que abastece as residências são captadas do Rio Parnaíba.

Segundo o Dr. Pessoa, é preciso investir em todas as vertentes que envolvem esse tema, como melhorar a distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. “Vamos elaborar projetos que resolvam o problema da população, gerando até mesmo emprego e renda com a criação de um polo de reciclagem”, assinalou.

Apoio de aliados do prefeito

Em recente declaração, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (MDB), disse que o pré-candidato Dr. Pessoa contará com o apoio de partidos e lideranças aliadas ao prefeito da Capital, Firmino Filho (PSDB). O apoio dos adversários, segundo Jeová, pode até ocorrer de forma extraoficial.

Para o presidente da Câmara, são grandes as chances do Dr. Pessoa se eleger ao comando do Palácio da Cidade ainda no primeiro turno. “Não temos só nossos partidos coligados, mas dentro de outros partidos também, até mesmo da base [de Firmino], existem vereadores e lideranças que estão ligadas ao Dr. Pessoa, que não podem declarar agora para não serem prejudicados. Mas é certeza, que vamos ter um exército muito forte nas ruas”, destacou Alencar.

Redação Jogo do Poder