Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa percorre trechos do rio Parnaíba e garante transposição de água para o rio Poti

Nesta segunda-feira (19), Dia do Piauí, o candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), percorreu alguns trechos do rio Parnaíba e rio Poti para conferir de perto como se dará a transposição de água, projeto que ele garante executar caso seja eleito.

Acompanhado do engenheiro Norbelino Carvalho, a economista Kárita Ellen e Jesus Rodrigues, Dr. Pessoa esteve em Nazária, próximo ao ponto de captação de água do Rio Parnaíba, e nas imediações da Chapadinha Sul, onde a água cruza a BR-316 rumo ao rio Poti.

Segundo Dr. Pessoa, com a transposição, haverá cerca de 6 mil hectares para produção de hortifrutigranjeiros. “Estamos observando o grande volume de água do rio Parnaíba. Objetivo é fazer uma transposição para o Poti através de canal ou caixa d’água para irrigar cerca de seis mil hectares para servir ao povo de Teresina, porque somente meio por cento (0,5%) dos produtos hortifrutigranjeiros é de Teresina, e o restante vem do Ceará, Bahia, Pernambuco e Maranhão”, disse Dr. Pessoa.

Segundo Norbelino Carvalho, o projeto de transposição de água é simples, barato e vai gerar emprego e renda. “Cada hectare gera emprego para cinco pessoas, portanto serão 30 mil empregos com os 6 mil hectares. É um projeto grandioso, mas simples, barato e que pode ser executado em um período de dois anos”, afirmou o engenheiro.

Além dos empregos gerados e o incentivo à agricultura, as famílias irão economizar e o rios serão despoluídos. “Cada família vai adquirir o seu alimento mais barato, sem o custo do frete de outros estados que vem agregado ao valor da mercadoria. Além disso, o projeto ainda auxiliará na limpeza dos rios, pois com a transposição, os aguapés que se formam na altura da ponte, entre a Floresta Fóssil até o rio Poti, irão desaparecer”, pontuou Jesus Rodrigues.

Redação