Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa empossa novos membros de conselho para controle da aplicação dos recursos do Fundeb

O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) trouxe mudanças este ano. Em Teresina, foram empossados, na manhã desta terça-feira (20), os membros eleitos para o novo Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundeb. A solenidade foi ralizada no Centro de Formação Odilon Nunes.

Em dezembro do ano passado, o Fundeb foi instituído como instrumento permanente de financiamento da educação pública por meio de Emenda Constitucional. Até então, o Fundeb de Teresina era câmara vinculada ao Conselho Municipal de Educação. Em março deste ano, se desvinculou, sendo instituindo o CACS-FUNDEB/THE.

“O maior compromisso da nossa gestão é com a transparência do uso dos recursos. Precisamos otimizar o investimento em ações que melhorem a qualificação dos nossos professores, resultando numa melhor formação dos alunos”, declarou o secretário Municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

O CACS tem como função acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo na Rede Municipal. O grupo é formado por 14 membros, entre titulares e seus respectivos suplentes. São representantes do Poder Municipal, professores, diretores, servidores das escolas, pais de alunos, estudantes, representantes do Conselho Municipal de Educação, da sociedade civil, de escolas do campo e também do Conselho Tutelar. Os membros atuarão no biênio 2021/2022.

Conselheiros acompanharão de perto

“É essencial que em um conselho de educação existam membros dos mais diversos setores da sociedade, principalmente gestores de escolas, para acompanhar como é feito o pagamento dos professores”, pontua Susana Paz, que representa os diretores das escolas municipais.

Na composição do conselho, os pais de alunos possuem assento e contribuem para a melhoria da educação. “Nossa função dentro do conselho é cobrar uma educação de qualidade para nossos filhos. Eu vou fazer esse papel de levar nossos questionamentos até a Secretaria e repassar aos pais as respostas que nos derem”, finaliza Manoela Liliane da Costa, representante de pais de alunos das escolas públicas municipais.

Educação como prioridade

O prefeito Doutor Pessoa, se emocionou durante a solenidade ao falar sobre sua trajetória pessoal, destacando a educação como principal responsável por suas conquistas.

“Durante um bom tempo meu lápis era uma enxada. Só aos 15 anos que fui conhecer as letras. Reconheço a importância da educação, que precisa ser sempre continuada, para que os professores possam ter um conhecimento qualificado. A Prefeitura de Teresina valoriza a educação”, afirma Dr. Pessoa.

O vice-prefeito, Robert Rios, também exaltou a educação pública e falou em investimentos para a qualidade. “Só a educação pode levantar um país. Por mais que se invista em setores produtivos e em outras áreas da economia, se não priorizar a educação nada pode prosperar. O principal investimento que uma gestão pública pode fazer é em tudo que envolve o aluno na escola”, ressalta Robert Rios.

Jogo do Poder