Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa busca experiências para que o IPMT obtenha nível mais elevado em Certificação Pró-Gestão

Gestores do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina – IPMT e da Manaus Previdência estiveram reunidos semana passada para uma troca de conhecimentos entre as instituições. Durante o encontro, realizado por videoconferência, a Manaus Previdência apresentou a experiência da instituição e o passo a passo para alcançar a certificação Pró-Gestão, que certifica as boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprio de Previdência Social – RPPS. Essa é uma determinação do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) para que a instituição venha a se adequar à realidade no sentido de melhorar o atendimento aos beneficiários.

A autarquia manauara foi escolhida para o intercâmbio por ser Pró-Gestão IV e já ter uma excelência reconhecida de governança. Dentre as capitais, Manaus é a única a possuir o nível mais elevado de certificação.

“A Manaus Previdência é referência nacional em gestão e administração de recursos, e Teresina quer se espelhar no que há de melhor nesse modelo de gestão previdenciária. Estamos buscando a modernização de nossas ações e melhoria da nossa governança para que possamos prestar um atendimento de melhor qualidade aos nossos beneficiários. A nossa intenção é que, nessa gestão do Dr. Pessoa, o IPMT seja reconhecido como um órgão de excelência da administração pública municipal”, destacou o presidente do IPMT, Kennedy Glauber.

Além do presidente, participaram do encontro virtual o diretor de previdência social do IPMT, Edelman Medeiros, o gestor de investimentos, José Veloso, Eloisa Figueira, do COMPREV e o assessor do controle interno do IPMT, Ricardo Pereira. Pela Manaus Previdência participaram a presidente Daniela Benayon, Ana Silva, Diretora de Previdência, Márcia Assunção, Assessora Técnica de Qualidade e a Laíse Alves, Chefe do Setor de COMPREV.

PRÓ-GESTÃO RPPS

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios é um programa de certificação que visa atestar que um determinado RPPS que tenha aderido ao programa conseguiu implementar boas práticas de gestão previdenciária, alcançando os objetivos de melhoria do controle de seus ativos e passivos e aumento da transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O programa contempla três dimensões, que representam os pilares sobre os quais a modernização da gestão se sustentará: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Cada uma dessas três dimensões possui um grupo de ações relacionadas, a serem cumpridas pelo RPPS, que por sua vez possui quatro níveis de aderência, que representam os diferentes graus de complexidade que poderão ser atingidos.

Em 2021, o IPMT está trabalhando para alcançar o nível I do Pró-Gestão RPPS. (Semcom)

Jogo do Poder